28 de março de 2009

Atégina

0 comentários

Deusa Lusitana da Natureza, da Cura e da Morte, integrada no rico e tribal Panteão Ibérico, era adorada na região entre o Tejo e o Guadiana.

Com a Romanização passou a chamar-se Prosepina, mas os povos locais preservaram o seu culto durante séculos e, ainda hoje, podemos encontrar locais e instituições (hospitais, casas de repouso) com o seu nome.

É a Deusa da Fertilidade e dos frutos da terra que renascem todos os anos. É a Deusa Curadora e também da Morte.

Alguns autores defendem que Atégina poderá ter sido a divindade principal de uma Trindade adorada a Sul do Tejo, juntamente com Arenito (Deus da Força) e Quangeio (Deus da Fertilidade).

O Sagrado e o Profano

3 comentários



Numa primeira análise pode referir-se que, enquanto que o sagrado se define como associado à religião, ao divino, ao respeito e veneração, o profano define-se em relação ao sagrado exactamente como o seu oposto. Deste modo, estamos perante uma dicotomia sagrado vs profano. Mas o que são o sagrado e o profano?

Mitologia

0 comentários

Mouras Encantadas (Parte 2)

9 comentários



Nas lendas, as mouras encantadas surgem sob diversos tipos. Os mais comuns são:

Mouras Encantadas (Parte 1)

1 comentários



As mouras encantadas, também chamadas moiras, são seres encantados com poderes sobrenaturais, são espíritos fantásticos do folclore popular português. Estes seres são obrigados, por uma dada força oculta e sobrenatural, a viverem semi-adormecidos até que determinado acontecimento lhes quebre o encanto.

Ritos e Mitos

0 comentários



Os Dez Mandamentos Seculares

15 comentários

O Valor de Uma Oração

1 comentários

23 de março de 2009

Clarice Lispector - Poema Genial

2 comentários

"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
Clarice Lispector

20 de março de 2009

Britney Spears Lança Clipe de Música Censurada

0 comentários

A cantora Britney Spears lançou no passado dia 12 de Março o videoclipe da polémica música “If U Seek Amy”.

A música foi censurada pelas rádios dos EUA, no início deste ano, após diversas autoridades terem considerado que o refrão da mesma, se dito em voz alta e rapidamente, soava como soletrar a expressão “fuck me”.

Por esta razão o CD foi, finalmente, alterado para uma versão mais leve, para poder ser ouvido nas rádios.

Naquela altura, o vice-presidente da rádio Clear Channel, Tom Poleman, terá comentado que uma nova versão da música, “mais limpa”, estava a ser preparada.

A directora de programas da rádio Z100, Sharon Dastur, afirmou também que a editora Jive Records teria prometido convencer Britney a regravar algumas partes da música.



Saiba quem foi numa Vida Passada

0 comentários

1 de março de 2009

Arte Pré Histórica

10 comentários
Pintura rupestre, Altamira
Na Arte Pré-Histórica incluem-se as pinturas em cavernas, gravuras, escultura e arquitectura monolítica. Estas formas de expressão e comunicação são notavelmente sofisticadas e perceptivas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...