28 de agosto de 2009

Cidades Portuguesas - Guarda

0 comentários

Vista parcial da cidade

Ciclo de Canto na Gulbenkian

5 comentários

Para delícia dos amantes do Belo Canto, no dia 2 de Outubro de 2009 a Fundação Calouste Gulbenkian inaugura o Ciclo de Canto com um recital que incide sobre canções compostas em Theresienstadt, um campo de concentração para os judeus checos estabelecido pelos Nazis em 1941, no forte de Terezín. Apresentado por motivos de propaganda, como ghetto modelo, permitia aos prisioneiros alguma autonomia nas suas actividades culturais.

26 de agosto de 2009

Divagação sobre a (In)fidelidade

15 comentários
Pintura de Chistophe Vacher

Muitas vezes pergunto-me se sou fiel.

Ser fiel a Deus é honrá-lo sobre todas as coisas, cegamente, sem duvidar e sem questionar; é não matar, mas permitir que se abandone, com todo o respeito, o pai e a mãe velhos e doentes. Os virtuosos, que exibem o fato de marca no tapete vermelho da igreja, são falsos.

24 de agosto de 2009

Christophe Vacher - Pinturas

0 comentários

Vision at the Lake

A Arte de Christophe Vacher

8 comentários

O Corcunda de Notre Dame

Christophe Vacher é um artista francês que colabora com a Walt Disney Feature Animation e com a indústria de cinema de animação desde 1989; cria cenários e desenhos. Trabalhou em diferentes estúdios de animação antes de começar a trabalhar com a Paris Disney. Aí desenvolveu e pintou cenários para filmes de animação, tais como "O Corcunda de Notre Dame", "Runaway Brain" e, como coordenador de recursos, em 1995, no filme "A Goofy Movie".

19 de agosto de 2009

O Livro de Horas do Duque de Berry

11 comentários

Fólio 184, A Ascenção

O que é um livro de horas?

No final da Idade Média o clero sentiu necessidade de elaborar um livro, acessível aos leigos, que continha certos preceitos e orações utilizados pelos clérigos. De acordo com este modelo litúrgico desenvolveu-se lentamente, durante o século XIV, um livro de devoções privado, o famoso Livros de Horas.

14 de agosto de 2009

O Código de Hamurábi

12 comentários

Khammu-rabi, rei da Babilónia no século XVIII a.C., estendeu o seu império pela Mesopotâmia e governou uma confederação de cidades-estado. Já perto do final do seu reinado mandou fazer uma enorme "estela" (coluna monolítica) em diorito, na qual ele é retratado a receber a insígnia do reinado e da justiça do Deus Marduk. Em baixo mandou que escrevessem 21 colunas onde constam 282 artigos que ficaram conhecidas como Código de Hamurábi. Esta legislação foi baseada noutros códigos ainda mais antigos, onde se destaca o Código de Eshunna, com aproximadamente 60 artigos onde eram descritos preceitos relativos ao direito civil e penal, principalmente.

4 de agosto de 2009

Serpa - Festa de Nossa Senhora de Guadalupe

9 comentários


A dois quilómetros de Serpa, encontra-se a maior elevação da planície alentejana: a Serra de São Gens. É aqui que se ergue a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no local conhecido como "Altinho".

1 de agosto de 2009

Zeca Afonso

1 comentários

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro, filho de José Nepomuceno Afonso, juiz, e de Maria das Dores Dantas Cerqueira, professora primária.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...