28 de fevereiro de 2011

Marquesa de Alorna (Leonor de Almeida Lorena, a Alcipe)

1 comentários
Marquesa de Alorna
Leonor de Almeida Lorena e Lencastre, condessa de Oeynhausen, 7.ª condessa de Assumar e 4.ª marquesa de Alorna, nasceu em Lisboa - Benfica a 31 de Outubro de 1750 e faleceu a 11 de Outubro de 1839. Notável poetisa, uma das mais importantes vozes do pré-romantismo em Portugal.

A sua infância foi bastante atribulada. Aos 8 anos foi encerrada como prisioneira em companhia de sua mãe e sua irmã no convento de Chelas, enquanto que seu pai estava preso na Torre de Belém, passando depois para o forte da Junqueira, como suspeito de ter tido conhecimento do celebre crime dos Távoras. Este infortúnio durou 18 anos, findos os quais, por morte do rei D. José, D. Maria I, subindo ao trono, mandou pôr em liberdade todos os prisioneiros do Estado.

Na sua reclusão do convento de Chelas, passou a primeira quadra da vida, em companhia de sua mãe e de sua irmã, entregando-se a profundos estudos, à composição de melodiosas poesias, que alcançaram grande fama e que figuraram depois nas suas obras completas com o titulo de Poesias de Chelas. Além dos sócios da Arcádia, havia bons poetas, entre os quais se distinguia Francisco Manuel do Nascimento, com o nome Flinto Elísio. Este poeta, com alguns amigos, começou a ir ao convento de Chelas, recitando versos, pedindo motes às freiras, esperando nessas ocasiões encontrar Leonor de Almeida e ouvi-la na grade. Com efeito a jovem poetisa apareceu, brilhou e confundiu os admiradores do seu talento. Data destes encontros o nome de Alcipe, com que eles a celebraram.

25 de fevereiro de 2011

Álvaro Pires de Évora (actividade conhecida 1411-1434)

3 comentários
Pouco se sabe sobre a vida do pintor Álvaro Pires de Évora, sendo desconhecidas tanto a sua data de nascimento, como de morte. Conhecido por Álvaro Pietro di Portugallo, tem duas assinaturas conhecidas: Alvarvs Petri de Portogallo, em italiano e Álvaro Pirez Devora, em português (pelo menos num quadro); de onde se pode deduzir que foi para Itália em adulto uma vez que sabia escrever em português. Apresenta como estilo dominante a chamada Pintura Florentina do Primo Quatrocento.

O percurso cultural do pintor moveu-se entre Florença e Siena, de 1411 a 1434, sendo Pisa e Volterra as cidades onde residiu após um período inicial em que teve residência na região de Florença. Os clientes da pintura de Álvaro Pires dividem-se entre as ordens religiosas e a rica burguesia mercantil italiana.

No que respeita às primeiras referências historiográficas a Álvaro Pires, são as seguintes: uma de Giorgio Vasari na obra Le Vite de' più Eccellenti Pittori, Scultori e Architettori, publicada em 1808, em Itália, e a segunda de José da Cunha Taborda, na obra Regras da arte da pintura datada de 1815, em Portugal.

13 de fevereiro de 2011

Diálogo sobre a Amizade e Bonitos Wallpapers

8 comentários
A amizade é a única coisa cuja utilidade é unanimemente reconhecida. A própria virtude tem muitos detractores, que a acusam de ostentação e charlatanismo. Muitos desprezam as riquezas e, contentes de pouco, agradam-se da mediocridade. As honras, à procura da qual se matam tanto as pessoas, quantos outros as desdenham até olhá-las como o que há de mais fútil e de mais frívolo? E, assim, quanto ao mais! O que a uns parece admirável, ao juízo doutros nada é. Mas quanto à amizade, toda a gente está de acordo: os que se ocupam dos negócios públicos, os que se apaixonaram pelo estudo e pelas indagações sapientes, e os que, longe do bulício, limitam os seus cuidados aos seus interesses privados: todos enfim, aqueles mesmos que se entregaram todos inteiros aos prazeres, declaram que a vida nada é sem a amizade, por pouco que queiram reservar a sua para algum sentimento honorável.

11 de fevereiro de 2011

Pamukkale - Turquia

6 comentários
O Rio Pamukkale

Pamukkale, na Turquia Ocidental, é um incrível rio de água quente que deixa um rasto de rocha branca por onde passa.

O rio começa como uma fonte que surge de uma colina. Minerais subterrâneos, como o carbonato de cálcio, o principal ingrediente do giz e do calcário, vêm dissolvidos na água. Ao longo do curso do rio este mineral é depositado sob a forma de uma rocha branca parecida com o mármore, chamada travertino.

A este modo de formação da rocha chama-se mineralização. Em geral, é um processo que demora milhares de anos, mas em Pamukkale é tão rápido que pode ser observado. Uma bengala ou um chapéu de palha, postos no curso do rio, ficam rapidamente brancos por causa do travertino; em poucos dias ficam cobertos de rocha e assemelham-se a fósseis.

4 de fevereiro de 2011

Polinarda e Miraguarda

5 comentários
Conta-se que algures no séc. XVI, duas damas de nobre linhagem, uma, Miraguarda, e a outra, Polinarda, tendo um dia ido visitar o castelo, ao tempo habitado pelo gigante Almourol, foram por este feitas suas prisioneiras. Bem tratadas, mas impedidas de saírem da custódia do gigante.

O noivo de Polinarda era Palmeirim, um heróico combatente que andava pelo mundo em busca de glórias que dedicava à amada. Ao saber do sequestro da noiva, Palmeirim de pronto decidiu regressar para resgatar Polinarda daquele cativeiro. Deparou-se, porém, com um árduo opositor, pois o Cavaleiro Triste, apaixonado por Miraguarda, defendia o castelo e guardava as damas cativas.

Palmeirim, desafiado para um duelo entre cavaleiros, não recuou. Bateram-se ao longo de horas e horas, sempre com as apaixonadas no pensamento. Exaustos, sem que se apurasse um vencedor, os cavaleiros decidiram suspender o combate para sarar feridas e recompor as forças e as armas.

2 de fevereiro de 2011

A-Ha - 'Take On Me'

2 comentários
Morten Harket foi o vocalista do Grupo Norueguês A-Ha. Dono de uma voz particularmente marcante, juntamente com Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen, deram vida à banda por quase três décadas. 'Take On Me' (1985) lançou-os definitivamente na senda dos tops mundiais da musica pop. No dia 8 de Outubro de 2009, os membros do grupo anunciaram o fim definitivo dos A-Ha para o final de 2010. Ao longo daquele ano fizeram uma tournée mundial que começou em Buenos Aires, passou pelos EUA e Tóquio vindo a terminar na Europa.

Hoje é quarta-feira e o fim de semana está à porta! Vamos começar a comemorá-lo com este excelente tele-disco, onde o protagonista é o jovem Morten Harket.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...