Foto de Domínio Público |
Os homens são os únicos seres à face da terra capazes de mudar a sua própria biologia, pelo facto de pensarem e sentirem. As nossas células estão constantemente a interagir com os nossos pensamentos e vão-se modificando. Uma depressão pode arrasar com o sistema imunológico de uma pessoa; apaixonar-se, pode fortalecê-lo. A alegria, a tolerância, a boa disposição e realização de tarefas que nos satisfazem prolongam a vida.
A simples recordação de uma situação stressante, mesmo que não passe de um vago pensamento, libera a mesma quantidade de hormonas destrutivas que o próprio stress. Quem está deprimido por causa da falta de trabalho, projecta tristeza por todo o seu corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se e o nível de hormonas baixa também; o ciclo do sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até as lágrimas, têm uma química diferente das lágrimas de alegria.
Todo este perfil bioquímico será completamente alterado quando a pessoa encontra um novo emprego. Isto reforça a necessidade de usar a nossa consciência para criar os corpos e a saúde que realmente desejamos.
A ansiedade criada antes de uma entrevista importante, acaba quando aquela finaliza, tal como a depressão provocada pela perda de trabalho cessa quando se encontra um trabalho novo. No entanto, o processo de envelhecimento e mau funcionamento das células, tem que ser combatido diariamente.
Se quiser saber como está o seu corpo hoje, lembre-se do que pensou ontem. Se pretender saber como estará o seu corpo amanhã, terá que ter em atenção o que pensa hoje!
Texto do livro: Saúde Perfeita
Autor: Deepak Chopra
Muito bom, Luisa. Tá tudo na nossa cabeça. Boas recordações e tudo vai bem, caso contrário...problemas.
ResponderEliminarAbraços!
Luiza... tudo bem amiga? Belo post! Sabe, acredito que escolhemos nosso dia a cada manhã e tudo esta naquilo que pensamos... bjooo
ResponderEliminarOlá Luisa minha amiga!
ResponderEliminarRealmente nosso estado emocional influencia diretamente na nossa saúde. Vamos exercitar nossos bons pensamentos. ;-)
Abraços, Fernandez.
Oi Luísa.
ResponderEliminarAssim como “somos o que comemos”, não podemos esquecer que também somos sobretudo, o que pensamos. Nada ou pouco adianta exagerar no cuidado do corpo e deixar a mente à deriva, assim preparamos uma “bomba psicossomática” que um dia vai explodir.
Um abração.
Nosso estado emocional esta presente em todos nossos momentos
ResponderEliminarOI LUIZA.
ResponderEliminarbelissimo postagem adorei muito.
e bom sempre pensar coisas boas.
Olá,
ResponderEliminarGostei muito do seu artigo.
Bons pensamentos puxam boas ações, que puxam bons sentimentos e assim por diante...
Abraços;
Venha conferir o Melhor da Internet!
Olá Luisa.
ResponderEliminarSurfando na NET acabei chegando ao seu artigo e decidi deixar esse link http://laboratorioterra.blogspot.com/2011/02/homeostase-quanto-custa-essa-sintonia.html que tem a ver com o assunto por você abordado.
Um abraço!
Francisco Santana.
Olá Luisa,
ResponderEliminarSem dúvida, tudo o que pensamos, consciente ou inconscientemente terão efeitos sobre nosso organismo e nossas vivências.
Um grande abraço
Obrigado Luisa pela visita ao Meu Espaço, gostei dos seus blogs e vou voltar a visitá-los com mais calma, estou em viagem de férias e acabei trazendo o notebook comigo, mas não tenho tido tempo p/logar e postar, mas tive que retribuir o carinho de sua visita. bjnhos.
ResponderEliminarMinha amiga: COM CERTEZA absoluta!
ResponderEliminarEu acredito nisso, embora esteja vivendo um periodo conturbado!
Bjs