25 de fevereiro de 2009

Castelo de Santa Maria da Feira

O Castelo de Santa Maria da Feira, ou simplesmente de Santa Maria, está intimamente ligado às origens da nacionalidade e é um notável exemplar da arquitectura militar portuguesa. Durante muitos anos, esta fortaleza teve um papel fundamental, como base avançada dos exércitos da reconquista cristã.



Por largos anos, a Terra de Santa Maria foi fronteira com os territórios conquistados pelos árabes. Só após a conquista de Coimbra, em 1067, Santa Maria deixou se ser uma zona de guerra; ainda assim, continuou a desempenhar um papel importantíssimo na reconquista cristã, ao funcionar como base militar dos cristãos, no seu avanço para Sul.

A actual traça do Castelo deve-se a D. Fernando Pereira, e a seu filho Rui Vaz Pereira (Condes da Feira) que obtiveram de D. Afonso V, a permissão para reconstruir o edifício (1448). O Castelo de Santa Maria conservou-se na posse destes fidalgos, até 1700, ano da morte do 8º Conde da Feira, que não deixou descendência directa.


Fotografia de Maurício Pinho
Em 1722 o palácio e a torre de menagem foram incendiados, tendo o conjunto ficado abandonado até 1905, quando surgiu, timidamente, a primeira associação que visava a reconstrução do Castelo. Seria só em 1909, com a criação da “Comissão de Vigilância pela Guarda e Conservação do Castelo da Feira”, que se iniciariam as obras de recuperação.



1 comentário:

  1. Luisa, eu amo historia! Como é lindo este castelo.... nossa... adoraria passar minha vida viajando e conhecendo um pouco mais da vida!

    Lindas imagens!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...