23 de março de 2009

Clarice Lispector - Poema Genial


"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro..."
Clarice Lispector

Escritora brasileira de origem judaica, Clarice Lispector nasceu na Ucrânia em Chechelnyk a 10 de Dezembro de 1920. A família emigrou para a América, e chegou a Maceiró, Brasil, em Março de 1922.


Passou parte da sua infância na cidade do Recife, onde muito cedo começou a escrever. Mais tarde a família muda-se para o Rio de Janeiro; em 1939 é admitida na Faculdade Nacional de Direito e em 1940 vê o seu primeiro conto, Triunfo, publicado no semanário Pan de Tasso Silveira. Ainda nesse ano, começa a trabalhar como redactora e repórter na Agência Nacional, onde inicia a sua carreira de jornalista.

Em 1942 escreve o seu primeiro romance, Perto do Coração Selvagem. Em 1943 termina o curso de Direito e casa-se com Maury Gurgel Valente. Faleceu em 1977 e deixou uma vasta e riquíssima obra.

Mulher dotada de especial sensibilidade, Clarice nunca se preocupou em delinear um enredo tradicional e facilmente perceptível, nos seus romances. Exige sim, dos seus leitores, a meditação e entrega profundas para a percepção dos conceitos que pretende transmitir.


Poema Genial

Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
ainda te quero como sempre quis.
Tenho a certeza que
nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
não significas nada.
Não poderia dizer jamais que
alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
É tarde demais...

(Clarice Lispector)

Ler agora as estrofes no sentido inverso:

É tarde demais...
Sinto, mas tenho que dizer a verdade
EU TE AMO!
E jamais usarei a frase
já te esqueci!
Sinto cada vez mais que
alimento um grande amor.
Não poderia dizer jamais que
não significas nada.
Sinto dentro de mim que
nada foi em vão.
Tenho a certeza que
ainda te quero como sempre quis.
Estarei mentindo dizendo que
Não te amo mais.

(Clarice Lispector)

Este trocadilho de sentimentos, faz-me recordar que a vida consegue ter sempre duas faces. A eterna dicotomia do universo...


2 comentários:

  1. Olá , estou a visitar o teu sítio . Bem interessante por sinal .

    Voltarei em breve . Achei-te no Diiht (+ alguma coisa ). estou por lá .

    abraços

    Игорь

    ResponderEliminar
  2. Jorge,

    Agora já lá estamos! :)

    Abraços e volta sempre.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...