16 de março de 2009

Animais em Perigo - O Lince Ibérico



O lince ibérico é actualmente considerado o felino mais ameaçado do mundo, e encontra-se classificado como espécie criticamente em perigo, pelos Livros Vermelhos de Portugal e UICN, onde são referidas todas as espécies que enfrentam um risco extremamente elevado de extinção da natureza.

O lince ibérico, também é conhecido por lince da Malcata.

Nome científico: Lynx pardinus
Distribuição Geográfica: Portugal e Espanha.
Peso: 10 kg a 13 kg
Comprimento: 80 cm a 110 cm
Número de crias: 1 a 4
Tempo médio de vida: 13 anos



Este belíssimo felino exibe uma pelagem castanho amarelada com pintas negras, a sua cauda é curta e a ponta é preta. As orelhas caracterizam-se por possuírem nas extremidades pelos rijos em forma de pincel, e têm patilhas brancas e negras que crescem ao longo do tempo. Os seus membros são robustos, sendo os posteriores mais longos, o que lhe confere uma grande capacidade de impulsão. Os membros anteriores são mais curtos e fortes, adaptados a uma eficiente captura das suas presas.



Carnívoro crepuscular e nocturno, alimenta-se quase exclusivamente de coelhos bravos, no entanto, quando estes escasseiam, caça roedores, aves e crias de cervídeos. O seu habitat natural são os bosques e matagais mediterrânicos, onde procura abrigo e protege as crias, mas prefere caçar em terreno aberto, onde mais facilmente captura as suas presas.

O acasalamento do lince ocorre entre Janeiro e Março e o seu período de gestação varia entre 63 e 74 dias. Em média nascem duas crias e estas vivem sob os cuidados maternos até a idade de um ano, altura em que abandonam o grupo familiar.



As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho bravo e a destruição das florestas mediterrânicas. Em Portugal a extinção do lince ibérico remonta aos anos de 1930-1940, altura em que o seu habitat foi considerado reduzido. No entanto, apenas nos finais de 1990 foi assumida a preocupação nacional com a extinção da espécie, e foi promovida uma avaliação da situação populacional deste felino. Neste momento pensa-se que poderão existir em todo o território nacional entre 50 a 70 indivíduos. É imperioso não esquecer o lince ibérico!

Poderá colaborar e ajudar o Lince Ibérico aqui.


















6 comentários:

  1. Amada ele é muito lindo e seus filhotinhos, nossa! Espetacular, pena que o homem só sabe destruir as belezas naturais, pena.
    A paz

    ResponderEliminar
  2. É uma pena que animais tão belos estejam ameaçados de extinção. Os filhotes parecem uns gatinhos domésticos.

    ResponderEliminar
  3. Catarino,

    De facto há alguns animais que precisam de ajuda urgente, para que os nossos netos não tenham que os ver apenas nos sites. Obrigada pelo seu comentário.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Luísa,
    Lindo animal (quero um).
    Só o fato de já haver preoculpação nacional pela sua preservação já é meio caminho andado.

    ResponderEliminar
  5. O ser humano ainda não entendeu, e talvez nunca venha a entender, que ele pode conviver com os animais. Num mundo sustentável há espaço de sobra para os dois. O que falta é boa vontade, é interesse. Os animais ajudam a manter o equilíbrio do meio ambiente, exatamente ao contrário do homem, que simplesmente destrói.

    Parabéns pela postagem!

    ResponderEliminar
  6. Luisa, a última foto do acervo é espetacular! Álbum de família cuja aparição se torna cada vez mais rara, não é?

    Não sei até que ponto podemos ajudar, ainda que em oração, a reduzir os riscos que estes e outros animais sofrem impunemente...

    Saudações e beijos do amigo,

    Ebrael.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...