20 de abril de 2009

Elis Regina



Para muitos, Elis Regina foi a maior cantora brasileira de todos os tempos. Incomparável em técnica e garra, a "Pimentinha", como era carinhosamente chamada, lançou compositores como João Bosco e Aldir Blanc, Renato Teixeira e Fátima Guedes. Filha de Romeu Costa e Ercy Carvalho Costa, nasceu na cidade Porto Alegre em 17 de Março de 1945. Faleceu em 19 de Janeiro de 1982 devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, tranquilizantes e bebidas alcoólicas.

Para além da sua voz e estilo inconfundíveis, Elis foi crítica da ditadura brasileira (durante os chamados Anos de Chumbo), quando muitos músicos e artistas foram perseguidos e exilados. Participou numa série de movimentos de renovação política e cultural brasileira, um dos quais a campanha pela Amnistia de exilados brasileiros. Encabeçou um importante movimento, referente aos direitos dos músicos brasileiros e foi presidente da ASSIM – Associação de Interpretes e Músicos.

Ainda criança, em 1956 passou a fazer parte do elenco fixo do programa Clube do Guri, da Rádio Farroupilha de Porto Alegre. Em 1959, assinou o seu primeiro contrato profissional com a Rádio Gaúcha também da sua cidade natal.

Em 1965, venceu o 1º. Festival Nacional de Música Popular Brasileira (TV Excelsior) com "Arrastão" (Edu Lobo e Vinícius de Morais). Paralelamente, estreou no Teatro Paramount (SP) o espectáculo "Elis, Jair e Jongo Trio", que, gravado ao vivo, se tornou no LP "Dois na Bossa".

Aos 22 de idade, casou-se com Ronaldo Bôscoli. O casamento terminou em 1972 e, em 1974, casou-se com o pianista César Camargo Mariano de quem se separou em 1981.

A sua carreira internacional conheceu o auge em 1968, quando cantou nas TV inglesa, holandesa, belga, suíça e sueca. Em 1969 na TV Record, fez a série de programas "Elis Studio", dirigida por Miéle e Bôscoli. Em Maio, voou para Londres, onde gravou um LP com o maestro inglês Peter Knight. Em Junho, na Suécia, gravou um LP com Toots Thielemans.

"Elis & Tom", disco com Tom Jobim, foi editado em 1974. Na inauguração do Teatro Bandeirantes (SP), cantou ao lado de Chico Buarque, Maria Bethânia, Tim Maia e Rita Lee. No ano seguinte, lançou o disco "Falso Brilhante", que promoveu com um espectáculo ao vivo, onde cantou para 280 mil pessoas.

Em 1979 participou no espectáculo Show de Maio, cuja receita reverteu para o fundo de greve dos metalúrgicos de São Paulo.

Em 1980, com espectáculo "Saudade do Brasil" reuniu no palco 24 músicos e bailarinos. No ano seguinte, fez o espectáculo "Trem Azul", com cenário de Elifas Andreato.



Um obrigada muito especial ao meu amigo Humberto O. Sousa pela indicação do vídeo.



5 comentários:

  1. Amiga, que surpresa belíssima este documentário sobre a nossa gaúcha Elis Regina de todos os tempos!!!

    Realmente ela marcou demais a vida de minha geração.

    Pena que a droga consuma com pessoas deste quilate.

    Mas te agradeço de todo coração este presente que me dás nesta segunda-feira.

    Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderEliminar
  2. Lu, apesar de não ser dessa época as músicas da Elis marcaram muito minha vida. Seu post me trouxe ótimas recordações, e esse vídeo então um verdadeiro achado. Muito bom!

    ResponderEliminar
  3. sou conterraneo da Elis - eu era muito jovem quando esta mina morreu!!!cheirava todas, isto na epoca era corrente, todo mundo sabia, uma especie de Amy winehouse...mas cheirava todas mesmo, pior que a cassia eller - A Elis quando interpleta romaria ou o bebado e o equilibrista chegava a limites extremos da interpletaçao musical...tanto que quase trinta anos depois ninguem ainda chegou aos pés dela na musica brasileira como interplete. abraços do dedé

    ResponderEliminar
  4. Ellis brincava com a voz.
    Ia a um agudo extremo e baixava para um grave ínfimo no mesmo instante.
    Parecia um craque de futebol fazendo embaixada com a bola.
    Ellis foi divina.
    Antes dela: Dalva de Oliveira, Ângela Maria e Elizeth Cordoso.
    Na mesma época dela a também saudosa Clara Nunes. Depois...
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. eu gosto demais dela...que bom que nossa amiga Portuguesa da tanto valor a musica Brasileira...obrigado Lu... Ela tinha um programa de Tv que não perdia quando pequeno...ela deixou muitas saudades que descanse em PAZ...fuiiiiiii

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...