9 de abril de 2009

Lenda das Amendoeiras em Flor




Era uma vez, um jovem e temeroso rei mouro chamado Ibn-Almundim que reinava por todo o Al-Gharb. Ele não conhecia o significado da palavra derrota porque todas as suas conquistas eram coroadas de êxito.

Certo dia, quando chegou a Chelb, caminhando entre os prisioneiros trazidos de uma terra distante, ele viu Gilda, uma bela princesa de longos cabelos loiros e olhos azuis que brilhavam como estrelas. Impressionado, Ibn-Almundim libertou-a e lentamente foi-lhe conquistando a confiança, até que, quando achou que tinha chegado a hora, confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe que casasse com ele. Gilda aceitou e foram felizes durante algum tempo, até que a bela princesa caiu doente sem razão aparente.

Ibn-Almundim ficou desesperado ao ver a esposa enferma. Um velho cativo das terras do Norte, percebeu que algo se passava e pediu para ser recebido pelo rei. Revelou-lhe que Gilda sofria de nostalgia da neve do seu distante país e que a solução estava ao seu alcance, pois bastaria que o rei mandasse cultivar por todo o reino muitas amendoeiras. Quando chegasse a Primavera e elas florissem, formariam um belo manto branco, que daria a Gilda a ilusão da neve e aí ela ficaria curada da saudade.


O Rei assim fez e na Primavera seguinte levou Gilda à varanda do castelo. Quando ela olhou a paisagem e viu o lençol branco brilhando ao sol, numa beleza sem par, as suas forças voltaram. O rei mouro e a princesa do Norte viveram felizes longos anos, esperando ansiosos a próxima Primavera que lhes trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.

Al-Gharb: Algarve
Chelb: Silves

Adaptação livre da lenda
Imagens sem referência


2 comentários:

  1. Oh esta não conhecia ...Que coisa boa !! Esta parte de teu blogue tem muito a ser explorado .

    Abraços Luíza


    Jorge

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Luisa!
    Uma bela história de amor... ele fez o "impossível" (de uma forma criativa) para curar sua amada... ;-)
    Gostei!
    Beijos, Fernandez.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...