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A arte da caracterização e da maquilhagem é um elemento fundamental em qualquer produção de teatro, cinema, TV e publicidade. Além de actuar como recurso de beleza, as técnicas de maquilhagem são responsáveis pela transformação estética dos actores, cantores e modelos.
Quando convidados para fazer a maquilhagem de uma peça de teatro, o primeiro passo são, recolher a informação do encenador a respeito do texto, características físicas e traços típicos dos personagens. Devemos assistir ao ensaio corrido da peça e após esta etapa, chegar a conclusões com o encenador, que orienta sobre a linha que será dada ao estilo de caracterização. A partir de então, temos as primeiras impressões sobre os toques, pincéis e cores que se irá utilizar para "vestir"os personagens.
Temos de procurar identificar o personagem e suas referências designadas pelo encenador. Após os estudos é importante um primeiro ensaio, onde o caracterizador já terá uma ideia de como será o personagem. Neste momento visualizamos os figurinos para sentirmos que estará de acordo com a maquilhagem. O actor coloca também a sua emoção, no entanto sem interferir, Ele espera pelo resultado e a partir daí, trabalhamos juntos.
Temos de destacar a importância do trabalho em equipa: o actor deve sentir-se confortável e em total sintonia com a caracterização, precisamos da emoção dele para finalizar a maquilhagem.
Não adianta fazer uma caracterização se não tivermos os figurinos do guarda-roupa, e só assim partirmos para a definição da maquilhagem, aprovado pelo encenador. Mesmo assim só no ensaio, com a utilização das luzes e cenário, é que se verifica o efeito da caracterização e o conforto do actor, que só depois de tudo isto está pronto para contracenar. O actor vestido com o guarda-roupa e maquilhado sente o poder do personagem e está pronto para o palco.
A distância entre a plateia e o palco geralmente prejudica a visão de nossas expressões faciais. Numa representação, a expressão é importantíssima, como forma de "passar" os sentimentos ao espectador. A maquilhagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino (vestimentas). É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade.
A intenção da maquilhagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressão. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo, caído) existe uma maquilhagem diferente.
Ainda assim, o caracterizador deve seguir o desenrolar do trabalho, após a estreia, devemos acompanhar e supervisionar a maquilhagem. É preciso ver se está sendo feito pelos actores, principalmente quando a caracterização é muito técnica. Por exemplo, no Traquinas, haverá necessidade de se ter um caracterizador a acompanhar os espectáculos.
Texto de São Gonçalves em Contigo Teatro
Quando convidados para fazer a maquilhagem de uma peça de teatro, o primeiro passo são, recolher a informação do encenador a respeito do texto, características físicas e traços típicos dos personagens. Devemos assistir ao ensaio corrido da peça e após esta etapa, chegar a conclusões com o encenador, que orienta sobre a linha que será dada ao estilo de caracterização. A partir de então, temos as primeiras impressões sobre os toques, pincéis e cores que se irá utilizar para "vestir"os personagens.
Temos de procurar identificar o personagem e suas referências designadas pelo encenador. Após os estudos é importante um primeiro ensaio, onde o caracterizador já terá uma ideia de como será o personagem. Neste momento visualizamos os figurinos para sentirmos que estará de acordo com a maquilhagem. O actor coloca também a sua emoção, no entanto sem interferir, Ele espera pelo resultado e a partir daí, trabalhamos juntos.
Temos de destacar a importância do trabalho em equipa: o actor deve sentir-se confortável e em total sintonia com a caracterização, precisamos da emoção dele para finalizar a maquilhagem.
Não adianta fazer uma caracterização se não tivermos os figurinos do guarda-roupa, e só assim partirmos para a definição da maquilhagem, aprovado pelo encenador. Mesmo assim só no ensaio, com a utilização das luzes e cenário, é que se verifica o efeito da caracterização e o conforto do actor, que só depois de tudo isto está pronto para contracenar. O actor vestido com o guarda-roupa e maquilhado sente o poder do personagem e está pronto para o palco.
A distância entre a plateia e o palco geralmente prejudica a visão de nossas expressões faciais. Numa representação, a expressão é importantíssima, como forma de "passar" os sentimentos ao espectador. A maquilhagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino (vestimentas). É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade.
A intenção da maquilhagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressão. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo, caído) existe uma maquilhagem diferente.
Ainda assim, o caracterizador deve seguir o desenrolar do trabalho, após a estreia, devemos acompanhar e supervisionar a maquilhagem. É preciso ver se está sendo feito pelos actores, principalmente quando a caracterização é muito técnica. Por exemplo, no Traquinas, haverá necessidade de se ter um caracterizador a acompanhar os espectáculos.
Texto de São Gonçalves em Contigo Teatro
Veja como a maquilhagem pode transformar uma pessoa nas mais variadas personagens!
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Fotos: Estas fotografias foram retiradas de diversos blogs e sites na Internet e não faziam referencia ao seu autor. Se eventualmente for o autor de alguma delas, por favor entre em contacto comigo para a mesma ser retirada, ou ser-lhe atribuída uma autoria.
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