3 de maio de 2009

Teatro, uma Terapia Alternativa


Devido às imposições da vida ou até mesmo por timidez ou insegurança, tendemos a construir, através dos anos, vários ‘eus’ até que chegamos a um limite em que não sabemos quem realmente somos.


A timidez é um dos maiores factores limitadores da nossa vida pessoal, interpessoal, profissional e de perda de identidade.

Ficamos doentes, só de ter que falar em público, passar por uma entrevista de emprego ou ter participar de uma reunião de negócios, saindo prejudicados logo na largada.

No caso de uma entrevista de emprego, fica claro para a empresa que a nossa timidez não dará lucros. Ficamos com as mãos suadas, gaguejamos, temos uma postura contorcida e tudo isso não passa desapercebido pelo psicólogo da empresa a que estamos nos candidatando. Não importa o nosso talento, perderemos grandes oportunidades por não termos coragem de nos expor.

Temos dificuldades em nos relacionar, até mesmo a simples aproximação de alguém que nos encanta, é um sacrifício insólito, dando dores na barriga.

Além dos danos que causamos na nossa vida, nos tornamos fechados, sendo alvo do julgamento erróneo de alguns que nos tacham como rabugentos, altivos ou esquisitos, nos levando ao total isolamento.

Sendo o medo, o sentimento que norteia pessoas com dificuldades de comunicação, o autoconhecimento nos leva a buscar soluções em curto prazo, sendo uma delas, os cursos de artes cénicas. Pessoas tímidas podem ter uma boa desenvoltura trabalhando suas fragilidades em grupo.

Os jogos dramáticos são uma das formas para soltar os personagens inconscientes do indivíduo, os seus ‘eus’. É o momento do autoconhecimento. O desenvolvimento do autoconhecimento é realizado por técnicos e baseado nos trabalhos de Augusto Boal , fundador do Teatro dos Oprimidos, onde a participação do grupo deixa vir à tona toda a sua potencialidade.

Algumas técnicas são usadas especificamente para esses casos e todos, sem excepção conseguem potencializar os seus ‘eus’, tornando-se mais comunicativos, libertando-se das rédeas da opressão.

NR: Augusto Boal faleceu no dia 02/05/2009, mas sua obra será eterna.

Fonte: Artigo integral do Blog Harmonia Total
Foto: Cursodeteatro

1 comentário:

  1. Eu agradeço o carinho de ver um texto meu sendo reproduzido.
    Cris

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...