16 de junho de 2009

A Arte do Bonsai



Quando olhamos para as árvores miniatura cultivadas em vasos, réplicas perfeitas das que encontramos na natureza, associamo-las imediatamente ao Japão. Acontece que, o cultivo do bonsai nasceu na China há mais de 2000 anos. Esta arte foi levada para o Japão por volta de 1200 e a partir daí os japoneses iniciaram e desenvolveram o seu cultivo.


Ao contrário dos vasos chineses, os japoneses optaram pelo cultivo das árvores em pequenas bandejas, o que deu origem ao nome bonsai – literalmente significa cultivo em bandeja. O cultivo destas árvores tornou-se no Japão uma arte nobre e obedece a regras e técnicas muito especiais, ela deve ser uma réplica artística da árvore natural.

Estas pequenas árvores simulam na perfeição os padrões de crescimento, os efeitos da gravidade e dos ventos nos galhos, assim como as marcas do tempo.

Poderá ver aqui mais fotos de bonsai, num tamanho grande.


















Fotos: Estas fotografias foram retiradas de diversos blogs e sites na Internet e não faziam referencia ao seu autor. Se eventualmente for o autor de alguma delas, por favor entre em contacto comigo para a mesma ser retirada, ou ser-lhe atribuída uma autoria.

3 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga Luisa,
    Que belíssimo Post!
    É verdadeiramente encantador a arte de Bonsai...E você fez uma seleção de imagens fantásticas...Antes de ler seu texto, pensei que era uma arte de origem japonesa, agora é que tive a oportunidade de descobrir as origens dessas fantásticas miniaturas... Vou eleger a foto número quatro!
    Parabéns pelo Post!
    LISON.

    ResponderEliminar
  2. É verdade Luisa, segundo a história os chineses enxergavam nas montanhas o ponto de encontro entre o homem e Deus e, a fim de manter a presença divina por perto, levavam para casa essas pequenas árvores daquelas montanhas.
    Acho sensacional as "manifestações artísticas" dos japoneses com o bonsai

    ResponderEliminar
  3. Lison e Pedro,

    Muito obrigada pelos vossos comentários. :)

    Pedro não sabia dessa história tão interessante. Obrigada por contares.

    Abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...