11 de junho de 2009

O Vale de Jiuzhaigou



No sudoeste da China na província de Sichuan existe uma reserva natural chamada Vale Jiuzhaigou, que em chinês significa Vale das Nove Vilas. Este lugar é conhecido pela riqueza da sua flora e lagos que, exuberantes, formam diversas quedas de água e pequenos lagos coloridos numa beleza paradisíaca. Este belíssimo parque foi declarado Património da Humanidade, pela UNESCO em 1992. O vale surge na base da parte meridional do fim da Cordilheira Minshan e situa-se a 330 quilómetros de Chengdu, a capital de Sichuan, com mais de 11 milhões de habitantes.





O vale estende-se por 240 km², mas diversas organizações de protecção ambiental protegem essa área até 720 km². A altitude da região varia entre os 2 mil metros e os 4.764 metros, no cume do Monte Ganzigonggai. O clima é ameno, com temperaturas entre -1°C a até 17°C e a estação das chuvas ocorre entre Maio e Outubro, época em que a pluviosidade é cerca de 80% das chuvas anuais.



A região, apesar de isolada, é habitada há séculos por tibetanos e qiangs, uma das mais antigas etnias chinesas. Em 1972 o Estado Chinês reconhece oficialmente esta zona. Em 1979 é proibido qualquer abate de árvores ou caça. Em 1982 toda esta vasta área é transformada num Parque Nacional que, finalmente, foi aberto ao público em 1984.

Desde a abertura do Parque, a actividade turística tem crescido todos os anos: em 1984 recebeu cerca de 5.000 turistas e quase três milhões em 2004. A cidade de Zhangzha, próxima do vale, apresenta uma rede hoteleira com alguma qualidade, incluindo já hotéis cinco estrelas.



As Nove Vilas que dão o nome de Jiuzhaigou são nove localidades habitadas por tibetanos e qiangs, que estão na região desde há séculos. Sete dessas vilas insistem em resistir ao tempo e são o lar de aproximadamente mil pessoas, que fazem parte de 130 famílias de ambas etnias. A agricultura, que antes era o principal meio de subsistência dessas populações deixou de ser permitida em Jiuzhaigou, devido às rigorosas leis chinesas que vigoram em locais que gozam de protecção do ambiente. Essas pessoas vivem basicamente do turismo e de subsídios governamentais.

O ecossistema do Vale Jiuzhaigou é classificado como uma floresta temperada de árvores de folha caduca. É um lugar ideal para a proliferação de espécies animais, pois as quatro estações - Primavera, Verão, Outono e Inverno - são bem definidas. Estas florestas abrigam numerosas espécies de plantas de grande interesse botânico, como algumas variedades de rododentros (Rhododendron) e bambus (Bambusoideae).



Quando falamos de bambu lembramo-nos de imediato do panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca), um mamífero da família dos ursos e que vive apenas na China. Este animal tem uma pelagem branca e preta muito característica e o seu temperamento é pacífico e cativante, o que o torna um dos animais mais queridos pela humanidade. Jiuzhaigou é lar de uma pequena população destes simpáticos animais. Para além do panda-gigante, existem diversas espécies de vertebrados, com destaque especial para as aves, cujo número de espécies ronda as 140. O macaco-dourado-de-bico-arrebitado (Rhinopithecus roxellana) é outro animal que vive em Jiuzhaigou. Mas, apesar da severa legislação ambiental Chinesa, tanto os pandas como os macacos correm um elevado risco de extinção pois dependem totalmente do seu habitat natural e este recebe cada vez mais visitas por ano.



Por toda a área de Jiuzhaigou se podem ver karsts de grande altitude, formados pelas actividades glaciais, hidrológicas e tectónicas. Mas o que mais caracteriza a beleza deste vale são as dezenas de lagos de águas límpidas dum azul intenso, verde ou turquesa. Os tibetanos chamam a esses lagos “Haizi”, que em chinês significa “filho do mar”. Alguns dos lagos possuem uma grande concentração de carbonato de cálcio, o que faz com que as suas águas sejam extremamente cristalinas o que possibilita a visão da fauna lacunar a grande profundidade. As cores dos lagos variam de acordo com suas profundidades, resíduos e ambiente.



O Parque de Jiuzhaigou é na realidade composto por três vales: Rize, Zechawa e Shuzheng. O Vale Rize, com 18 quilómetros de comprimento, situa-se na zona sudoeste de Jiuzhaigou e é o mais visitado, geralmente é o primeiro nos roteiros turísticos de quem pretende conhecer o Património da Humanidade mais profundamente. As suas principais atracções são a Floresta da Primavera, uma antiga floresta cercada por espectaculares montanhas e desfiladeiros; o Lago do Cisne, que com 2.250 metros de comprimento e 125 metros de largura e é porto obrigatório para bandos de cisnes e patos. Ao longo deste vale existem muito mais belíssimos lagos enquadrados pela luxuriante vegetação.



O Vale Zechawa situa-se na zona sudeste de Jiuzhaigou e tem aproximadamente o mesmo comprimento do Vale Rize, 18 quilómetros. O Lago Comprido é sua principal atracão: é o maior e mais profundo lago de Jiuzhaigou tem 7,5 quilómetros de comprimento e chega e a sua profundidade atinge os 103 metros. As lendas locais relatam histórias sobre um monstro que existe nas suas profundezas.

O Vale Shuzheng está situado na zona norte de Jiuzhaigou. As Cataratas Nuorilang são a sua principal atracção e é um dos símbolos de Jiuzhaigou. Estas são as cataratas mais largas da China, com cerca de 320 metros de largura e 20 metros de altura. Merece também destaque, o Lago do Dragão Adormecido cuja profundidade média é de 20 metros deixando exposta uma estrutura de calcário que, olhada de uma forma conjunta, lembram a forma de um dragão.



Fonte consultada: Wikipédia The Free Encyclopedia



10 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga Luísa,
    Que post fascinante!
    Um dos mais belos post sobre o mundo encantado da natureza que você nos presenteia. O "Vale Jiuzhaigou" é um Templo de florestas exuberantes em todo o seu conjunto...Todo esse fantástico encanto é um patrimônio que deve ser guardado com zelo e amor para as futuras gerações, como o herdamos de nossos antepassados.
    Vale Jiuzhaigou...Patrimônio da Humanidade!
    Parabéns minha amiga!
    LISON.

    ResponderEliminar
  2. Isto deve ser de uma beleza estonteante.
    A China deve digna de ser visitada.
    Mas desde que ouvi dizer que os pilotos ocidentais não compreendiam o "INGILEZ" dos controladores de voo chineses e que aquilo era uma confusão dos diabos, perdi toda a vontade de um dia lá ir (rssss)
    Abr
    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Que lugar maravilhoso...contrasta bem com a China que vimos nas Olimpíadas...

    ResponderEliminar
  4. Pelas fotos dá pra se ter uma ideia da beleza natural dessa região. realmente valeu a pena passar por aqui e, além de conhecer um blog novo, ainda ver essas belas imagens logo pela manhã,
    parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Que poste irado! Parabens e continue blogando, gostei muito desde post. Completo e informativo.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. Lison, Jorge, Alexandre, Gustavo, Anónimo,

    Muito obrigada pelos vossos comentários, eles são de grande incentivo para mim! :)

    Abraços e voltem sempre.

    ResponderEliminar
  7. Luiza!

    Que imagens lindas, parecem ser criadas em computador.

    Grande abraço
    Kellen

    ResponderEliminar
  8. Oi minha querida amiga... que coisa mais linda!
    Não imaginava que pudesse haver tanta beleza assim na china.... tenho que ir conhecer isto pessoalmente!
    beijo no coração

    ResponderEliminar
  9. Não existem palavras que consigam descrever com plena realidade a magia deste lugar!

    Belo post!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  10. Olá Luísa,estamos tão acostumados com a vista das paisagens do mundo ocidental, que quando vemos estas imagens da China me parece que estou a deslumbrar um outro planeta, recém-descoberto. Parabéns por este "achado" e obrigada por tê-lo trazido até nós.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...