3 de junho de 2009

Os Legião Urbana - Banda Brasileira


Desde há pouco mais de dois meses que convivo, quase diariamente, com alguns irmãos brasileiros, facto que, para além de momentos de prazer, me tem alargado os horizontes culturais. Aos poucos apercebo-me de algumas realidades, nem sempre agradáveis, e que caracterizam aquele país enorme. De uma maneira geral, o que do Brasil chega até nós são as telenovelas – aliás, muito pouco fiéis à realidade - o futebol, o Carnaval e claro o samba. Mas a música brasileira é muito mais diversificada do que o samba do Carnaval, o romantismo de Roberto Carlos ou a qualidade de Chico Buarque.

Há algumas semanas atrás, foi-me dada a conhecer uma banda de rock brasileiro, os Legião Urbana, da qual ouvi algumas músicas que gostei muito. Ela nasceu em Agosto de 1982 e terminou com o desaparecimento do seu líder e vocalista, Renato Russo, em 11 de Outubro de 1996.

“A primeira apresentação da Legião Urbana aconteceu em 5 de Setembro de 1982 na cidade mineira de Patos de Minas, durante o festival Rock no Parque, que contou com outras oito atracções, entre elas a da Plebe Rude, que abriu o palco para a Legião.

Esse foi o único concerto em que a banda apareceu com a sua primeira formação: Renato Russo (vocalista e baixista), Marcelo Bonfá (baterista), Paulo Paulista (tecladista) e Eduardo Paraná (guitarrista). Após a apresentação, Paulo Paulista e Eduardo Paraná deixaram a Legião. O próximo guitarrista seria Ico Ouro-Preto (irmão de Dinho Ouro-Preto, vocalista do Capital Inicial), mas foi logo substituído por Dado Villa-Lobos, que assumiu a guitarra da Legião em Março de 1983.”

O primeiro álbum da Banda Legião Urbana foi lançado em 2 de Janeiro de 1985 e é caracterizado, por um lado, por fazer uma critica mordaz a diversos aspectos da sociedade brasileira, por outro, pelas canções de amor que foram marcantes na história da música brasileira, como sejam: "Será", "Ainda é cedo" e "Por Enquanto", esta última é considerada como a melhor faixa de encerramento de um disco, segundo Arthur Dapieve, crítico e amigo de Renato Russo.

O segundo álbum, Dois, foi lançado em 1986. “Em seu começo é possível ouvir um pouco da canção "Será" envolto a ruídos de rádio e do hino da Internacional Socialista.” Este foi o segundo álbum mais vendido da banda (mais de 1,2 milhões de cópias).

Que País É Este 1978/1987 , lançado em 1987 é considerada a primeira colectânea feita pela banda de Brasília.

O álbum As Quatro Estações de 1989 é considerado o melhor trabalho dos Legião Urbana e o que contem o maior número de canções.

Lançado em Novembro de 1991, V é o disco mais melancólico do grupo. O seu vocalista, Renato Russo, atravessava um momento complicado da sua vida, com a descoberta de que era seropositivo. Este álbum é recheado de canções atípicas para os "padrões" da banda. Para os fãs mais fervorosos da Legião Urbana, esta é a sua obra-prima.

O álbum O Descobrimento do Brasil foi lançado em 1993.

O último concerto da Banda deu-se em 14 de Janeiro de 1995, na casa de apresentações "Reggae Night" em Santos, SP.

O disco A Tempestade ou O Livro dos Dias, foi lançado em 20 de Setembro de 1996 e foi o último da banda. Algumas canções do disco sugerem uma despedida antecipada, como diz o trecho "e quando eu for embora, não, não chore por mim", da canção "Música Ambiente".

Uma Outra Estação foi um álbum póstumo.

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape





Fonte: Wikipédia

11 comentários:

  1. Para mim o legião urbana marcou a historia da mpb brasileira com renato russo grande compositor que cantou muito do que pensava o jovem dos anos 80.

    ResponderEliminar
  2. Oi Luíza o artigo ficou muito bom .

    Com você também aprenderei mais coisas de Portugal

    abs

    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Saudações!
    Amiga Luísa!
    O seu post é de relevada importância para a MPB, pois, homenageia uma das bandas que foi marcante na vida de milhares de brasileiros.O histórico é rico em dados e os videos em muito enriqueceram o seu belo texto!
    Parabéns!
    LISON.

    ResponderEliminar
  4. Amiga Luísa,
    Você não sabe a felicidade que senti ao ver a indicação desta postagem (você sabe o motivo, não preciso dizer).
    Obrigado por me fazer faliz.
    Grande beijo/humberto

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que no Brasil as letras são muito importantes..A força do Legião eram as boas letras e a qualidade musical do Renato Russo, excelente cantor e letrista..A melhor voz do rock nacional..A Legião foi o Nirvana Brasileiro.

    Abração e ótima semana.

    ResponderEliminar
  6. Amiga, Olegião era uma banda muito urbana como o nome já diz. Era um pessoal de Brasília e eles têm fãs em todas as gerações. Lindo post. bjs

    ResponderEliminar
  7. Ivandro, Victor, Jorge,Lison, Humberto, Rodrigues, Joyce,

    Agradeço muito os vossos comentários! :)

    Voltem sempre.
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Um grande poeta o Renato Russo. Fico fascinada com suas letras e melodias ainda hoje, mesmo após tantos anos sem ele.

    Gostei da tua análise Luisa, o Brasil é muito diversificado, também musicalmente. Não somos apenas o carnaval, o samba e nomes muito conhecidos. A música brasileira tem tanta variedade quanto a própria população.

    Grande beijo e tô te seguindo, gostei muito do teu blog.

    Berenice

    ResponderEliminar
  9. Olá Luisa!
    Legião Urbana foi uma das bandas que marcou muito a nossa juventude. Lembro que nas festas bastava um violão e alguns amigos desafinados e logo vinha as músicas: Índios, Há Tempos, Faroeste Caboclo, Eduardo e Mônica, ... muitas lembranças... :-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderEliminar
  10. Eu sempre fui fã deles, adoro. O Renato morava perto de onde eu trabalhava, cruzei muitas vezes com ele na rua, era assim mesmo, como víamos nos vídeos. Grandes musicas... bons tempos!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...