2 de julho de 2009

Animais em Perigo - Anfíbios


Com o aquecimento global e a incessante incursão humana nos habitats naturais dos anfíbios, estes estão rapidamente a desaparecer. Só no séc. XX desapareceram cerca de 120 espécies!


Os anfíbios são vertebrados que vivem igualmente no meio aquático e terrestre. São a espécie terrestres mais antiga; foram eles os primeiros vertebrados a adquirirem condições fisiológicas para viverem na terra. Pensa-se que são descendentes de peixes sarcopterígeos, animais providos de barbatanas e que respiravam por pulmões.

Na ordem de vertebrados englobam-se os sapos, as rãs, as pererecas, as salamandras, os tritões e as cobras cegas. Existem três subordens: Anuros (sapo, rã, perereca); Urodelos (salamandra, tritão), Ápodes (cobra-cega).

O nome anfíbio corresponde às duas fases da vida dessa espécie de animais, uma na água e outra na terra (anfi = duas; bio = vida).

No período da reprodução machos e fêmeas voltam para a água, onde ocorre a fecundação externa.

Os ovos das rãs desenvolvem-se na água formando uma larva aquática, o girino, que posteriormente tornar-se-à um anfíbio adulto, terrestre, que respira por pulmões e pela pele.

Características gerais dos anfíbios:
• Esqueleto ósseo;
• Pele húmida, rica em glândulas mucosas;
• Sistema digestivo completo;
• Locomoção, realizada por quatro patas;
• Respiração pulmonar nos adultos e branquial nos girinos;
• Circulação fechada;
• Sistema nervoso;
• Excreção.

Os anfíbios são predadores, a sua alimentação difere de acordo com cada espécie. Os sapos e salamandras alimentam-se de insectos.























































Fonte do texto: Wikipédia
Fotos: Estas fotografias foram retiradas de diversos blogs e sites na Internet e não faziam referencia ao seu autor. Se eventualmente for o autor de alguma delas, por favor entre em contacto comigo para a mesma ser retirada, ou ser-lhe atribuída uma autoria.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...