5 de janeiro de 2011

O Jogo de Xadrez - Origens

As origens do Xadrez: A chaturanga e a petteia
Não existem documentos que nos permitem dizer com exactidão o aparecimento do Xadrez, mas todos os estudos realizados e investigados, coincidem que a sua localização geográfica deverá se situar na Índia, mais concretamente na zona de Cachemira.

O poeta Firdusi diz claramente que a origem do xadrez é indiana, e no seu livro “Livro dos Reis”, finais do Séc. X, escreve sobre uma antiga lenda indiana, em que, segundo essa lenda, o Xadrez foi inventado devido a uma sangrenta guerra de sucessão entre dois irmãos, que terminou com a morte de um deles, e de que um conselho de sábios decidiu reproduzir a batalha sobre um pavimento revestido de peças de madeira e marfim.


Tabuleiro de Senat encontrado no túmulo de Tutankâmon
Os antecessores do Xadrez
Os jogos de mesa existiram desde os tempos mais antigos, mas na sua maioria, tratavam de perseguir o adversário mediante a escolha de dados. Assim, por exemplo, encontramos o Senat: É um dos jogos da família do gamão, assim como a Tábula. Um jogo que tem trinta casas num tabuleiro e que se jogava no Antigo Egipto há mais de três mil anos e que era conhecido como “Jogo de passagem da alma para o outro mundo”. O jogo simbolizaria a luta da alma do jogador contra o mal ou com as forças inimigas, que vagam no Nada. As peças de cada jogador são chamadas de “dançarinos”, enquanto os “dados”, são chamados de “dedos”. Foi encontrado um tabuleiro de ébano e marfim com as peças em ouro no túmulo de Tutankâmon. Os desenhos existentes no tabuleiro teriam utilidade para os mortos no seu caminho para a outra vida.

Outro jogo antigo era o das 20 casas que se jogava na mesma altura no Médio Oriente. A Petteia é um jogo grego antigo e jogava-se na Grécia clássica e não se utilizavam dados, mas somente a reflexão e a estratégia. Os jogadores tinham que modificar a táctica e seguir em função do que adoptavam os seus adversários. Platão diz-nos que este jogo teve a sua origem no Egipto. É muito similar ao jogo do Siga do Egipto. Existe uma ânfora dos princípios do Séc.VI A.C. que representa Áyax e Aquiles enquanto jogam uma partida de Petteia.

Por outro lado a Chaturanga é um jogo de mesa, em que intervém a táctica mas que também se usam os dados, dando a oportunidade de victória ao jogador que não for inteligente, visto agora neste jogo contar a componente do azar. Está provado que este jogo se praticou na Índia muito antes do Séc. VII. As peças do Chaturanga são os infantes, os cavaleiros, os elefantes e os carros. A Chaturanga joga-se entre 4 jogadores que, com a ajuda dos dados, vão pondo as peças sobre um tabuleiro verde e vermelho com 64 casas até conseguir matar o rei inimigo ou derrotar o exército do mesmo.

O nascimento do Xadrez
O Xadrez surgiu como uma combinação entre a Petteia grega, jogo de lógica e estratégia e o Chaturanga indiano, jogo de azar e guerra. A invasão de Alexandre Magno no Séc. IV A. C. posiblemente favoreceu a influência do primeiro jogo sobre o segundo, e assim a Chaturanga desapareceu, pouco a pouco, o uso dos dados também e o nº de jogadores limitou-se a dois. Esta nova versão do Chaturanga foi a primeira versão do nosso querido jogo ciência, o Xadrez.

Fonte: AREP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...