22 de fevereiro de 2009

Fractais



Fractais (do latim fractus), significa fracção ou divisão e são figuras geométricas não Euclidianas. Os fractais encontram-se na natureza, mas podem ser criados artificialmente através de um algoritmo matemático.

Muitos padrões naturais exibem irregularidades e complexidades tão grandes que não podem ser devidamente descritos com a geometria Euclidiana. Para objectos destas classes foram criadas “geometrias alternativas”, que utilizam outras estruturas descritivas.


Os brócolos são um fractal natural, tal como os flocos de neve e os recortes da costa.

De particular interesse, a Geometria Fractal é uma extensão da geometria clássica, e fornece métodos para avaliar e modelar objectos de extrema complexidade. Na verdade, a Geometria Fractal, é um convite a olhar mais demoradamente a natureza.
Aqui ficam algumas belíssimas imagens de Paul Carlson.



5 comentários:

  1. Luísa,
    como prometido, cá estou eu a navegar pelo teu blog. Está óptimo a nível visual (e não só...). agradeço teres colocado o meu blog como "blogues que visito". Só que o link não está correcto. Se puderes corrigir, a comissão agradece. Vou também devolver a amabilidade colocando um link para o teu blog no meu blogroll.
    Bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Lu este teu post me lembrou de um pintor que admiro muito Jason Pollock o princípio de alguns quadros deles é reproduzir estes fractais. Super interessante é o que há de mais divino na natureza...

    Abração!

    ResponderEliminar
  3. Luísa,
    sempre me admiro por uma simples "ferramenta" da matemática (materia que sempre tive dificudade em aprender) possa criar imagens tão belas.
    humberto

    ResponderEliminar
  4. Luís, Bárbara, Humberto,

    Obrigada pelos vossos comentários.

    Voltem sempre!
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida os fractais são muito interessantes. Quando os observamos na natureza então... super maneiros!

    Abraços,
    Iúri.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...