28 de março de 2009

Mouras Encantadas (Parte 2)




Nas lendas, as mouras encantadas surgem sob diversos tipos. Os mais comuns são:

A Princesa Moura é uma muçulmana encantada que habita num castelo ou forte e se toma de amores por um cavaleiro cristão do tempo da Reconquista, ou um guerreiro mouro. Estas lendas tendem a explicar a origem de determinada cidade e evocam personagens históricas.

A Moura-fiandeira é uma jovem belíssima de longos cabelos louros, que transporta um cesto com pedras sobre a cabeça, e uma roca à cintura. A tradição popular atribui a estas mouras a construção dos castros e citânias (povoados e cidades pré-romanos).

Se alguém se sentasse numa Pedra-Moura ficaria encantado, ou se alguma pedra encantada fosse levada para casa, os animais poderiam morrer. As Pedras-moura são guardiãs de riquezas encantadas.

Outra versão diz-nos em que a moura, em vez de ser uma pedra, vive dentro de uma pedra. A moura pode também ser descrita a viajar, sentada numa pedra que pode flutuar no ar ou na água.

A Moura-serpente é outra versão da moura encantada, aqui a bela donzela pode transformar-se numa serpente. Algumas destas mouras-serpentes, ou mouras-cobra, podem ser aladas ou tomar uma forma meio mulher meio animal.

A Moura-Mãe toma a forma de uma jovem encantada que está grávida, e a narrativa centra-se na busca de uma parteira que ajude no nascimento e na recompensa que lhe é dada.

A Moura-Velha é uma mulher idosa; as lendas em que aparecem mouras com figura de velha não são frequentes.



Os elementos que fazem parte das lendas de Mouras Encantadas são inúmeros, mas os mais comuns são:

O ouro das Mouras
O ouro pode aparecer sob as mais variadas formas: figos, pedras, carvões, saias, meadas, animais e instrumentos de trabalho. A obtenção dessas riquezas varia consoante o enredo do conto, tanto pode ser oferecido pela moura como recompensa, como roubado, ou achado. Frequentemente encontra-se dentro de uma panela enterrada, ou qualquer outro recipiente, o que levanta a questão se este elemento alude a uma urna funerária.

O dia de São João
Acredita-se que no dia de S. João as mouras aparecem com os seus tesouros, e é nesta data que se pode quebrar o seu encantamento. As mouras espalham os seus tesouros num penedo ao luar ou então, durante o dia quando o Sol os pode iluminar.
De notar que o dia de S. João marca o solstício de Verão, o que leva alguns autores a afirmar que a sua referência possa estar associada a algum culto solar da época pré-cristã.

A fonte
É um dos locais onde as mouras aparecem frequentemente, muitas vezes como serpentes. Em certas narrativas são atribuídas virtudes mágicas às suas águas.

O encantamento
Este é sempre atribuído de uma figura masculina, de maneira geral ao pai, a outro mouro ou algum génio; qualquer um deles a deixou a guardar os tesouros. Nas lendas, a moura pode aparecer sozinha, acompanhada de outras mouras encantadas, pelo pai ou irmão e ainda pela pessoa amada.

O desencantamento
Para que o desencantamento da moura se realize, normalmente é solicitado segredo, um beijo, um bolo ou pão sem sal, leite, pronunciar algumas palavras mágicas, ou a realização de alguma tarefa, como não olhar para algo velado e aguentar a curiosidade. Se se falhar na missão solicitada a moura continuará encantada e o herói não obtém o tesouro desejado ou a moura amada.

A mourama
É o um local mágico onde moram os mouros encantados.

O tempo da mouraria
É uma expressão usada nestas narrativas, que representa um tempo incerto no passado, a mesma referencia intemporal do "Era uma vez" ou o "Há muito muito tempo", com que começam os contos de fadas.

Outros
As mouras eram associadas a vários fenómenos naturais e aos elementos da natureza. Acreditava-se que o eco era a voz das mouras. Algumas lendas contam que há locais onde ainda é possível ouvir uma moura a chorar.
Os monumentos funerários são frequentemente associados às mouras. Em algumas regiões, as antas são as Casas da Mouras e acreditava-se que elas viviam lá.Curiosidade:

A lenda do ouro das mouras atraiu alguns caçadores de tesouros. Na busca de riqueza e fama, eles escavavam nos locais onde as lendas diziam haver tesouros causando a destruição de alguns monumentos históricos como mamoas e antas.

Bibliografia: Alexandre Parafita "A Mitologia dos Mouros"; "Revista Portuguesa de Arqueologia"; José Leite de Vasconcelos (vários textos)

9 comentários:

  1. Quando criança encantavam-me estas lendas, se calhar era já a minha tendência surrealista rssss
    São estórias belissimas, porque histórias não creio que sejam, mas quem sabe têm algum fundo de verdade. Fazem-nos sonhar, viver um mundo de fantasia.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante esta lenda que não conhecia de todo. Conforme te disse em resposta ao seu comentário do meu artigo, há anos atrás encontrei o livro "A bruxa de Évora" na biblioteca, que me deu a idéia que também em Portugal havia as histórias das bruxas. Não sei se seria uma moura, agora que leio seu artigo. Realmente as crianças devem criar grandes fantasias em torno deste assunto!

    ResponderEliminar
  3. Eu me encanto com lendas... Umas mais magnificas que outras, Tão irreais, mas ao mesmo tempo muito envolventes.
    Essas das Mouras eu desconhecia, muitíssimo interessante amiga.
    Beijo e Feliz 2010

    ResponderEliminar
  4. Oi Luísa... não conhecia esta lenda. Mas gostei bastante de conhecer os detalhes que a tornam forte.
    Como a Leila também achei similiar a história das bruxas aqui para nós.
    Beijo no coração

    ResponderEliminar
  5. Que post interessante! essas lendas quase mitos são figuras lúdicas do nosso ser...
    Lindo!!!
    Abraço
    Kellen
    http://www.meumundoamigo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Saudações!
    Que Post Fantástico!

    Amiga Luísa, eu é que fiquei encantado em conhecer o seu fascinante texto... É muita riqueza num só espaço... Já favoritei e vou reler quantas vezes for necessário para alcançar toda a essência e talvez criar outras lendas!
    Parabéns pelo magistral Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderEliminar
  7. Grande Luisa, se a moura é encantada não sei, na verdade são lendas portuguesas que com certeza desperta o inconsciente de cada um, mas com tirando este negócios de serpentes e outros bichos, no fundo acredito que todas eram lindas e maravilhosas, parecidas com a loira do desenho .... eu acho ..

    ResponderEliminar
  8. Muito interessante seu texto

    aprendi muito agora

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  9. Eu adoro folclore. Aqui no Brasil, o folclore português se enriqueceu com as lendas nativas e africana!!

    Cá onde moro, o povoamento se deu por açorianos, e muito dessas lendas e folclores acerca de bruxas, seres mitológicos, encantamentos, rezas, etc, é muito presente no imaginário de nosso povo.

    A cidade de que falo onde moro é Florianópolis!! Podes pesquisar, se quiseres, sobre a forte presença lusitana em nossas terras, em todas as raízes culturais.

    Bjs e feliz 2010, pra vc Luisa,

    Do seu amigo Ebrael!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...