4 de abril de 2009

Lugares Sagrados - A Ilha da Páscoa



Misteriosas e imponentes, as estátuas da Ilha da Páscoa erguem-se como sentinelas por toda a Ilha, como se o seu objectivo fosse proteger os habitantes das forças do mal. São mais de 800 as guardiãs de Rapa Nui, quase todas de costas para o mar, e o mistério da sua origem e dos seus propósitos, continuam por desvendar. Algumas destas estátuas (Moais) têm mais de 10m de altura e chegam a pesar 20 toneladas, distribuindo-se por 118 Km2 de terra.
A ilha é triangular, figura geométrica de grande valor místico ente os nativos, e existem diversos pontos usados para meditação. Ao que parece, é comum as pessoas (nativos e turistas), subirem às suas montanhas e ver o sol nascer, enquanto a lua se pões na mesma linha.


Pensa-se que a Ilha da Páscoa terá sido colonizada por polinésios, em 400 D.C., que se teriam estabelecido e criado uma civilização avançada e complexa. Também é conhecida por Rapa Nui e “Umbigo do Mundo”. Este nome poderá estar relacionado com o seu isolamento, pois esta pequena Ilha encontra-se no meio do Oceano Pacífico, a mais de 3.700 Km da costa do Chile e a 2.000 Km de Pitcairn a Ilha habitada mais próxima. Tem uma forma triangular e é de origem vulcânica. Foi anexada pelo Chile em 1888.


Foi o holandês Jakob Roggeveen que, no domingo de Páscoa de 1722 encontrou esta Ilha. Na altura tinha cerca de 8.000 habitantes, e uma civilização degradada devido aos escassos recursos naturais da Ilha. Roggeveen já encontrou a Ilha sem árvores e hoje, historiadores e arqueólogos pensam que estas terão sido cortadas no decorrer do processo para erguer as estátuas. Também relacionam a desarborização da ilha com a decadência da sua civilização.


No séc. XIX a da Ilha da Páscoa viu a sua população quase exterminada devido a doenças trazidas pelos continentais. De 4.000 habitantes, passou apenas a possuir apenas 111. Hoje a sua população mantém-se em aproximadamente 3.000 pessoas e é no turismo que apoiam a sua economia.




7 comentários:

  1. Olá!

    Eu já tinha visto algo a respeito, mas não nos detalhes contidos nessa sua postagem. Essa ilha realmente é cheia de mistérios e encantamento. Entretanto, essa ilha com tantas estátuas e monumentos, se torna, ao mesmo tempo, encantadora para quem a visita.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda não conheço, mas gostaria muito de conhecer. Gosto muito deste tipo de lugar. Parabéns pela matéria.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Eu assiti um filme que contava sobre os momentos finais da civilização que contruiu as estátuas.

    É um lugar que não quero morrer sem conhecer..

    ResponderEliminar
  4. A grandeza de seus mistérios se igualam a sua beleza, lindo.
    Abraços forte

    ResponderEliminar
  5. Lindo. Já tinha ouvido falar mas nunca tinha visto. Ótimo.

    ResponderEliminar
  6. Saudações!
    AMIGA LUÍSA,
    Fiquei encantado com a riqueza do histórico que você apresentou. Conhecia alguma coisa, mas a descrição que você fêz,é deveras enriquecedora!
    Esse é mais o persente que a natureza e o homem esculpiram ao longo dos tempos.
    Belissímo Post!
    PARABÉNS!LISON.

    ResponderEliminar
  7. Tenho vontade de viajar até lá e conhecer este lugar tão bonito, quem sabe né?
    A paz

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...