22 de abril de 2009

A Mansão Filosofal - Quinta da Regaleira

Quinta da Regaleira

A Quinta de Regaleira é provavelmente o monumento mais místico e curioso de Sintra. Este espaço luxuriante está repleto de simbologia esotérica e alquímica.


Esta quinta foi adquirida por António Augusto Carvalho Monteiro em 1892 que, juntamente com o arquitecto Luigi Manini a idealizou e construiu, estando terminada em 1910.

Carvalho Monteiro pretendeu construir um espaço grandioso, repleto de todos os símbolos que reflectissem os seus interesses e ideologias. Conservador, monárquico e gnóstico, ele pretendeu ressuscitar o passado mais glorioso de Portugal, daí predominar em todos os edifícios o estilo neomanuelino com a sua ligação aos descobrimentos. Esta evocação do passado passa também pela arte gótica e alguns elementos clássicos. Numa explosão de verde emergem estátuas e outras construções cheias de simbolismo esotérico relacionado com a Alquimia, Maçonaria, Templários e Rosa-Cruz.

Palácio

Quem visita este deslumbrante palácio, deixar-se embalar pela sua história e viaja por um mundo fantástico que, aos poucos, nos faz mergulhar no interior de nós próprios.

O poço iniciático é a construção da minha eleição e deleite. A escadaria é constituída por 9 patamares numa clara referência à Divina Comédia, simbolizando os nove ciclos do inferno, do paraíso e do purgatório. Chegando ao fim do poço encontramos, embutida no chão, uma Rosa dos Ventos feita de mármore e, naquele circulo abrem-se diversos túneis. Estes são labirintos que simbolizam o caminho do iniciado. Aparentemente iguais à partida, eles podem levar à Luz (saída para o jardim) ou às Trevas (galerias sem saída).

A simbologia deste local está também relacionada com a Terra Mãe; aqui a terra toma a forma de útero materno que dá a vida e proporciona as escolhas; mas também acolhe os corpos inertes que vão caindo no chão, transformando-se na sua sepultura.

Torre e Miradouro

Jardim

Alameda dos Deuses

Torre

Poço Iniciático

Poço Iniciático

Pormenores, Poço Iniciático

Saída do labirinto

Túnel

Gruta

Falso Poço

Lago

Fonte

Capela

Interior da Capela

Fonte

Banco

Figura mitológica

Miradouro

Fonte: Wikipédia
Fotos: Sem referência

4 comentários:

  1. uma obra de arte - nao acredito mais em misticismo mas o valor arquitetonico e criativo é fantastico - nao tenho mais saco para viajar ou fazer turismo - chega uma determinada epoca da vida que voce acha que todos os lugares do mundo sao iguais e o problema é voce - eu to nessa fase - Portugal é um livro de historia ilustrado que provavelmente ficara eternizado - belissimar imagens-abraços

    ResponderEliminar
  2. Sou absolutamente fascinada pela serra de Sintra, e por essa fantástica "Disneylandia do ocultismo" que é a quinta da Regaleira. Apenas uma correção: só faz sentido falar em "cristão gnóstico" no século 13; no século 20, todos os cristãos são gnósticos... até prova em contrário ;-))

    ResponderEliminar
  3. Que belíssima reportagem. De mestre. Parabéns

    ResponderEliminar
  4. Que lugar fantástico, deu vontade de estar lá. quem sabe um dia. Parabéns pelo post.

    Abs,

    Babo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...