5 de maio de 2009

Animais em Perigo - O Tigre (Panthera tigris)


O Tigre (Panthera tigris) é o maior dos felinos e evidencia-se pelo raiado negro ou pardo-escuro da sua pele. Esta cobertura raiada é uma adaptação relacionada com o facto deste animal ser um predador e precisar de confundir-se com o meio ambiente. Os Tigres são animais originários da Sibéria, de onde irradiaram até atingir as zonas mais meridionais da Ásia tropical.

Classificação
Reino - Animalia
Filo - Chordata
SubFilo - Vertebrata
Classe - Mammalia
Ordem - Carnívora
Familia - Felidae
Género - Panthera
Espécies - Tigris



Tamanho
- O macho pode medir até 2 metros de comprimento (sem a cauda, que mede cerca de 1 m). A fêmea, não costuma ultrapassar 1,7 m. A sua altura anda entre os 90 e 100 cm. O macho pesa em média 190 quilos (podendo chegar até 300 quilos) e a fêmea, cerca de 150 quilos.

Distribuição
- Ásia (desde a Sibéria às quentes selvas da Índia, passando pela Indochina, Birmânia, Sumatra, Bornéu, Java, Bali, Turquia e Cáucaso).

Habitat
- Zonas arborizadas salpicadas de clareiras, florestas húmidas, bosques e estepes geladas.


Alimentação
- A sua alimentação carnívora é à base de herbívoros desde os javalis aos búfalos, passando por cervos e antílopes. Alguns Tigres caçam crias de elefante e também comem aves, símios, tartarugas e sapos. Os tigres gostam especialmente de porcos-espinhos, mas os espinhos destes às vezes, cravam-se no seu corpo, causando ferimentos dolorosos.


Reprodução

- O acasalamento ocorre em qualquer época do ano, dependendo do local onde vivem os animais, e o período de gestação vai de 15 a 16 meses. Os N Índia os Tigres entram no período do cio em qualquer época do ano; na Malásia, de Novembro a Março; na Manchúria, no mês de Dezembro; na zona de Ussuri, entre Março e Junho. A ninhada é geralmente composta por três ou quatro crias. As crias ao nascer são cegas e pesam entre 1 e 1,5 quilos, já apresentam o raiado característico. São amamentadas durante um mês e meio e abrem os olhos por volta do 14º dia de vida. Elas mantêm-se com a mãe que cuida deles até aos dois anos. Atingem a idade adulta aos três anos.


Status

- Este felino está globalmente ameaçado de Extinção.

A maior ameaça para os Tigres não parte dos caçadores, mas sim dos agricultores já que, cada vez se abatem mais florestas para as converter em terras de cultivo, o que tem reduzido o habitat natural dos Tigres.

Fora da Índia e dos grandes parques russos, os Tigres são uma espécie ameaçada. Das oito subespécies (subdivisões da espécie) existentes no séc. XX, neste momento existem apenas apenas cinco.



Fonte: Wikipédia
Fotos: Estas fotografias foram retiradas de diversos blogs e sites na Internet e não faziam referencia ao seu autor. Se eventualmente for o autor de alguma delas, por favor entre em contacto comigo para a mesma ser retirada, ou ser-lhe atribuída uma autoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...