17 de fevereiro de 2011

Você sabia que os bons pensamentos fazem bem à saúde?

Foto de Domínio Público

Os homens são os únicos seres à face da terra capazes de mudar a sua própria biologia, pelo facto de pensarem e sentirem. As nossas células estão constantemente a interagir com os nossos pensamentos e vão-se modificando. Uma depressão pode arrasar com o sistema imunológico de uma pessoa; apaixonar-se, pode fortalecê-lo. A alegria, a tolerância, a boa disposição e realização de tarefas que nos satisfazem prolongam a vida.

A simples recordação de uma situação stressante, mesmo que não passe de um vago pensamento, libera a mesma quantidade de hormonas destrutivas que o próprio stress. Quem está deprimido por causa da falta de trabalho, projecta tristeza por todo o seu corpo - a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se e o nível de hormonas baixa também; o ciclo do sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até as lágrimas, têm uma química diferente das lágrimas de alegria.

Todo este perfil bioquímico será completamente alterado quando a pessoa encontra um novo emprego. Isto reforça a necessidade de usar a nossa consciência para criar os corpos e a saúde que realmente desejamos.

A ansiedade criada antes de uma entrevista importante, acaba quando aquela finaliza, tal como a depressão provocada pela perda de trabalho cessa quando se encontra um trabalho novo. No entanto, o processo de envelhecimento e mau funcionamento das células, tem que ser combatido diariamente.

Se quiser saber como está o seu corpo hoje, lembre-se do que pensou ontem. Se pretender saber como estará o seu corpo amanhã, terá que ter em atenção o que pensa hoje!

Texto do livro: Saúde Perfeita
Autor: Deepak Chopra

11 comentários:

  1. Muito bom, Luisa. Tá tudo na nossa cabeça. Boas recordações e tudo vai bem, caso contrário...problemas.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Luiza... tudo bem amiga? Belo post! Sabe, acredito que escolhemos nosso dia a cada manhã e tudo esta naquilo que pensamos... bjooo

    ResponderEliminar
  3. Olá Luisa minha amiga!
    Realmente nosso estado emocional influencia diretamente na nossa saúde. Vamos exercitar nossos bons pensamentos. ;-)
    Abraços, Fernandez.

    ResponderEliminar
  4. Oi Luísa.

    Assim como “somos o que comemos”, não podemos esquecer que também somos sobretudo, o que pensamos. Nada ou pouco adianta exagerar no cuidado do corpo e deixar a mente à deriva, assim preparamos uma “bomba psicossomática” que um dia vai explodir.

    Um abração.

    ResponderEliminar
  5. Nosso estado emocional esta presente em todos nossos momentos

    ResponderEliminar
  6. OI LUIZA.
    belissimo postagem adorei muito.
    e bom sempre pensar coisas boas.

    ResponderEliminar
  7. Olá,

    Gostei muito do seu artigo.

    Bons pensamentos puxam boas ações, que puxam bons sentimentos e assim por diante...

    Abraços;
    Venha conferir o Melhor da Internet!

    ResponderEliminar
  8. Olá Luisa.
    Surfando na NET acabei chegando ao seu artigo e decidi deixar esse link http://laboratorioterra.blogspot.com/2011/02/homeostase-quanto-custa-essa-sintonia.html que tem a ver com o assunto por você abordado.

    Um abraço!

    Francisco Santana.

    ResponderEliminar
  9. Olá Luisa,
    Sem dúvida, tudo o que pensamos, consciente ou inconscientemente terão efeitos sobre nosso organismo e nossas vivências.
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Luisa pela visita ao Meu Espaço, gostei dos seus blogs e vou voltar a visitá-los com mais calma, estou em viagem de férias e acabei trazendo o notebook comigo, mas não tenho tido tempo p/logar e postar, mas tive que retribuir o carinho de sua visita. bjnhos.

    ResponderEliminar
  11. Minha amiga: COM CERTEZA absoluta!
    Eu acredito nisso, embora esteja vivendo um periodo conturbado!

    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...