26 de maio de 2009

A origem da Coca-Cola


A Coca-Cola foi inicialmente um medicamento que tratava dores de cabeça, o mau estar geral e também algumas maleitas do sistema nervoso. A história deste refrigerante é muito animada: está repleta de conflitos com os governos e intrigas entre famílias ricas.


Na década de 1880, nos Estados Unidos, após a liberalização dos produtos farmacêuticos, John Pemberton um eminente profissional de Atlanta propôs-se criar uma fórmula mágica para aliviar os seus clientes das ressacas e dores de cabeça. Para isso preparou uma fórmula que incluía nos seus ingredientes álcool, ópio, morfina, haxixe e ainda mais dois ingredientes pouco habituais na altura, por serem considerados muito prejudiciais à saúde: a cafeína e a cocaína. Mas este elixir tinha um gosto amargo e pouco convidativo, então o dito farmacêutico acrescentou-lhe uma boa dose do que vulgarmente chamamos “açúcar queimado” ou caramelo o que tornou o tónico não só eficaz mas também muito agradável às papilas gustativas.



O Sr. John Pemberton que, para além de farmacêutico, era um óptimo comerciante; depressa transformou o seu tónico borbulhante num refrigerante muito apreciado por todos, principalmente por aqueles que sofriam diariamente de uma doença universalmente conhecida, vulgarmente apelidada de ressaca, e chamou-lhe Coca-Cola.

Mas Pemberton, morfinómano e com a saúde já muito debilitada aceitou vender por $2.300, a fórmula da Coca-Cola a Asa Candler, dono de uma cadeia de drogarias em Atlanta que, imediatamente, começa a produzir o tónico em grandes quantidades para abastecer todas as farmácias e drogarias das redondezas.



A popularidade de Coca-Cola continuou a crescer e a fórmula original de John Pemberton foi alterada, uma vez que o tónico foi transformado em refresco e ao que parece, cada copo da fórmula original continha 9 miligramas de cocaína, dosagem pouco aceitável para um produto comercializado livremente e para a saúde dos consumidores.

Em 1906, o Congresso aprovou uma lei na qual obrigava os fabricantes de produtos alimentares e farmacêuticos a colocar nas embalagens o rótulo com os produtos de fabrico. Mais uma vez, Asa Candler alterou a fórmula da Coca-Cola. Reduziu a percentagem de álcool e eliminou a cocaína mas recusou-se a alterar a dosagem de cafeína, produto que considerava essencial para a eficácia do xarope. Deste modo a Coca-Cola foi considerada uma bebida perigosa para a saúde.



Começa aqui a primeira batalha legal da Coca-Cola, encabeçada pelo Dr. Harvey Wiley que acusava a Coca-Cola Company de produzir um produto altamente prejudicial à saúde dos consumidores. Mas em 13 de Março de 1911, no Tribunal de Chattanooga, perante o Juiz Sanford, os advogados da Companhia conseguiram demonstrar que uma chávena de Coca-Cola, continha menos cafeína que uma chávena de café ou chá e ganhou a acção.

Ernest Woodruff propõe a Candler a aquisição da Coca-Cola e em 1919 iniciam as negociações. Finalmente a Coca-Cola Company é vendida por $25 milhões, um valor exorbitante para a época. A título de curiosidade, se os $25 milhões de 1919 forem convertidos para os dias de hoje, obtém-se uma fortuna comparável à do Bill Gates.

Há ainda a registar que se os Candlers e os Woodruffs fizeram milhões de dólares com a Coca-Cola mas também tentaram distribuir alguma dessa verba para o benefício da comunidade. Ajudaram a construir hospitais, escolas, igrejas, faculdades, museus, e centros culturais, actividades que a Companhia preza manter até hoje.



Veja aqui e aqui dezenas de propagandas antigas da Coca-Cola.

Bibliografia consultada: LewRockwell

8 comentários:

  1. Amada sou um cocaloleiro de marca maior, muito legal sua informação.
    A paz

    ResponderEliminar
  2. Aff ... creio que não tem nada melhor do que uma coca bem gelada num dia quente !

    Li o livro "Por Deus , pela pátria e pela Coca-Cola", confesso que fiquei espantado de ver como um medicamento tornou-se símbolo do consumismo mundial

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Saudações,

    Um história fascinante e rica em dados históricos!
    Vale a pena conferir!
    Parabéns!
    LISON.

    ResponderEliminar
  4. Tinham que ter mantido a formula original, teria fica melhor do que jah é!

    ResponderEliminar
  5. Pastor Carlos,

    Bem fresquinha é deliciosa, não é verdade? :)
    Obrigada pelo seu comentário.

    Até breve!

    ResponderEliminar
  6. Alterado,

    Eu não li esse livre, mas pelo título deve ser hilariante!

    Obrigada pelo seu comentário.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Amigo Lison,

    Esta história é muito engraçada e animada. Tem muitos mais detalhes no artigo original.

    Obrigada pelo seu comentário.
    Até breve!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo,

    Se tivessem mantido a formula original, então andávamos todos muito felizes, não?! :)

    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...