17 de junho de 2009

O Shunga ou o Erotismo Japonês


Desde a antiguidade até aos nossos dias, a sexualidade e o erotismo têm sido inesgotáveis fontes de inspiração para pintores, escritores, poetas e escultores. Os artistas imortalizam o prazer com os seus lápis e pincéis colorindo o erotismo e o sexo com as cores da sua imaginação.


Do Japão chega até nós a “imagem da Primavera” tradução da palavra Shunga, que mais não é do que um delicados desenho erótico. Estes desenhos, feitos para as classes sociais altas, tiveram o seu apogeu no período Edo, entre 1600 e 1868. Eles eram feitos em livros ou gravados na madeira, chegando a atingir elevados graus de sofisticação. Eram elaborados para estimulação sexual entre os adultos de classes sociais altas, mas também para iniciação e aprendizagem dos jovens, no que diz respeito ao comportamento sexual e higiene. Estas são talvez as primeiras imagens que poderemos considerar pornográficas.


História

O Shunga japonês foi buscar as suas origens à China, onde desenhos eróticos idênticos poderão ser vistos em manuais médicos do período Muromachi (1336-1573). Em 1661 as autoridades japonesas proibiram a produção destas imagens, consideradas imorais, mas foi apenas em 1722 que, uma rígida legislação, fazem passar os Shunga definitivamente à clandestinidade.

Os Shunga eram elaborados por artistas ukiyo-e, uma nova técnica de pintura desenvolvida no período Edo e é caracterizada por se apresentar na forma de livros e estampas de cariz popular. Todos os grandes artistas desse período produziram Shunga, até porque, para muitos, era a única forma de garantirem a sua sobrevivência, visto as produções individuais serem muito bem pagas. Ultamaro (1753-1806) e Hokusai (1760-1849) foram artistas japoneses de primeiro plano e assinaram muitas “imagens da Primavera”. A impressão a cores apareceu apenas em 1765; todos os Shunga policromáticos anteriores a esta data eram feitos individualmente.


Características

Estas gravuras representam cortesãs, símbolos de beleza e sensualidade e também actores de kabuki. O tema é sempre a sexualidade, representada nas suas mais diversas vertentes : a sedução, a heterosexualidade e a homossexualidade.

É também de notar que as personagens nunca estão completamente nuas; as suas roupas permitem identificar a classe social para além de que, no Japão, a nudez não era considerada erótica. Também é de referir a desproporção dos órgãos genitais, esses sim, de um modo geral bem visíveis.

Os rostos das personagens representadas são expressivos, tanto no olhar como nos movimentos, o que revela a grande sensibilidade do artista. As posições adoptadas são fantásticas e irrealistas, assim como os orgasmos e os órgãos sexuais.


O Shunga e a Europa

A influência destas gravuras viria a influenciar, na época, os jovens pintores Europeus. De entre os artistas mais sensíveis à arte Shunga encontram-se Manet, Monet, Van Gogh, Toulouse-Lautrec e Gustave Klimt. É provavelmente na pintura deste último que vamos encontrar uma maior influência das "imagens da Primavera".

Com a chegada da fotografia e a abertura do Japão ao mundo, na época Meiji (1868-1912), chegou o fim do Shunga. Estas imagens são mais do que simples imagens sexuais, pois elas revestem-se de grande mestria e sensibilidade artística.



Fonte consultada e fotos: BNF-Bibliothèque Nationale de France

2 comentários:

  1. Saudações!
    Amiga Luisa,
    Que Post Fascinante!
    É super interessante conhecer um pouco sobre a fantástica história sobre o erotismo japonês a a impotante influência que teve na Europa...As gravuras são verdadeiras obras de arte!
    Parabéns pelo belíssimo Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderEliminar
  2. Lison,

    Eu também achei os desenhos fascinantes, para além da história deles. Se vires na fonte do post poderás ter uma ideia da "história" de cada desenho.

    Grande abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...