Jacinto era um jovem mortal, notável pela sua beleza e graça, qualidades que o levavam a ser amado por muitas divindades. Conta-se que Apolo o amava ternamente e seguia-o aonde quer que ele fosse. A Jacinto agradava particularmente a companhia de Apolo, e, ambos saíam frequentemente pelos campos floridos, trocando carícias e juras de amor. Um dia, enquanto se divertiam a jogar com um disco, Apolo lançou-o habilmente pelos céus fazendo Jacinto correr para o apanhar. Zéfiro, o Vento Oeste, profundamente apaixonado pelo jovem mortal, sentia-se desprezado e, ciumento, mudou a direcção do disco para que este atingisse Jacinto. O disco bateu violentamente na testa de Jacinto que logo ali caiu inerte. Apolo correu desesperado para o seu jovem amante, mas todos os seus conhecimentos médicos e divinos não foram suficientes para dar vida ao belo mortal.
Apolo, assolado de uma enorme tristeza e saudade, jurou ali mesmo, segurando o corpo ainda quente e macio de Jacinto, que ele viveria para sempre na memória da sua música e do seu canto e todos os deuses o recordariam para sempre. Também os mortais seriam abençoados com a sua presença eterna, pois o seu sangue seria transformado numa bela e perfumada flor. Nessa flor púrpura, Apolo gravou o nome de Jacinto e nela eternizou o seu amor, fazendo-a renascer todas as Primaveras, frágil e de uma beleza sem igual.
Segundo algumas fontes, a flor mencionada na lenda poderá não ser um jacinto, mas provavelmente uma violeta ou amor-perfeito.
Narração livre da lenda.
Imagens sem referência
Sou um bom leitor da mitologia Grega, gosto muito de suas histórias e personaegens.
ResponderEliminarA paz
Saudações!
ResponderEliminarAMIGA LUÍSA!
Que história magistral...Belíssima!
Um encanto!
Parabéns pelo extraordinário Post!
LISON.
Luisa, boa noite. Acho que vou fazer trilho aqui no seu blog de tanto visitá-lo, para ler matérias de um requinte de admirável belezae e conteúdo cultural como este. Mitologia, um tema que sempre quis pesquisa-lo, e estou encontrando aqui uma fonte segura para os meus estudos.
ResponderEliminarParabéns pelo post.
Abraços.
João Batista da Cunha
Uberaba, MG/Brasil.
que amor incrivel tinham eles,não importa qual seja a Flor JACINTO ou não, mas as flores sempre simbolizarão o sentimento chamado AMOR...fuiiiiiiiii
ResponderEliminarNão conhecia esta história .
ResponderEliminarHistórias Mitológicas permitem um mar de interpretações .
Abraços
Jorge
Os meus parabens a este blog !
ResponderEliminarCom um conteudo tão enriquecedor , vale a pena cada segundo perdido a visitar ...
Já faz parte da minha lista obrigatória ;-)
http://geracaohd.com/lemniscata/
Keep up the good work !
Cumprimentos ,
André Viegas
( Geração HD )
Olá querida amiga Luísa,
ResponderEliminarQuanta saudade!!!
Saudade de você...
Saudade de seus contos...
Saudade de suas poesias...
Saudade de imagens maravilhosas expostas por você...
Gostei de saber um pouco sobre Apolo e Jacinto.
A flor do post pode ser Jacinto mesmo, pois o amor perfeito e a violeta são diferentes. Eu as tenho.
Beijo em seu coração.
Carinhoso e fraternal abraço,
Lilian
É bonito como tudo na mitologia grega, que eu adoro.
ResponderEliminarOs jacintos são flores lindíssimas com um perfume inebriante mas difíceis de cuidar.
Abs
Grande Luiza, bem, não sei porque Jacinto não é minha flor preferida.
ResponderEliminarAdoro mitologia Luisa, grega, nórdica, egipcia, africana, etc... São todas histórias belissimas, e você nos trouxe uma linda, as imagens que escolhestes são belissimas e geraram um efeito muito bom. Além destas qualidades adorei a maneira como abortaste o relação Apolo/Jacinto de forma simplesmente natural.
ResponderEliminarUm grande abraço menina,