A floresta amazónica poderá “morrer” nos próximos 50 anos devido às rápidas mudanças de clima provocadas pelo homem. Esta afirmação é resultado de um estudo internacional publicado numa revista da especialidade da Proceedings of the National Academy of Sciences.
Segundo o estudo, no decorrer deste século, os diversos sistemas climáticos da Terra poderão passar por trágicas e repentinas mudanças, causadas fundamentalmente pelas catastróficas acções provocadas pela actividade humana.
Os pesquisadores reflectem a sua preocupação ao argumentar que a sociedade não se deve deixar enganar pela falsa sensação de segurança, dada pela ideia de que as mudanças no clima são um processo lento e gradual.
“As nossas conclusões sugerem que uma grande variedade de elementos, prestes a alterarem o seu comportamento, poderão chegar ao seu ponto crítico ainda neste século, devido às mudanças climáticas induzidas pelo homem”, disse o professor Tim Lenton, da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, que liderou o estudo de mais de 50 cientistas.
Segundo estes estudiosos, neste momento, alterações mínimas da temperatura já são suficientes para levar a mudanças dramáticas e até causar o colapso repentino de todo o sistema ecológico.
O estudo diz ainda que, os sistemas mais ameaçados se encontram nos mares do Árctico e da Gronelândia, onde já há preocupantes quebras nas plataformas de gelo. Num ranking preparado pelos cientistas, que inclui os nove sistemas mais ameaçados pelo aquecimento global, a floresta amazónica ocupa a oitava posição, o que naturalmente, deixa toda a comunidade científica extremamente preocupada.
Chuva
Segundo o mesmo estudo, uma boa parte da chuva que cai sobre a bacia amazónica é reciclada e, portanto, simulações de abate de árvores na região sugerem uma diminuição de 20% a 30% das chuvas, o que inevitavelmente irá prolongar a estação seca e também o aumento das temperaturas durante o Verão.
A morte gradual das árvores da floresta amazónica será um facto caso as temperaturas subam entre 3ºC e 4ºC. Com a prática frequente de queimadas e a fragmentação da floresta, causadas pela actividade humana, o desequilíbrio será catastrófico.
A maioria dos cientistas que estudam as mudanças no clima acredita que o aquecimento global provocado pelas actividades do Homem já começou a afectar de modo muito grave muitos aspectos do clima terrestre.
Fonte: BBC
Indios da Floresta Amazónica, foto de 1865
Parabéns pelo post com belas fotos menos uma a de corte de árvores:
ResponderEliminarE lhe digo aqui neste dia os meus sinceros parabéns pelo dia Internacional da Mulher, ok!
charlesnetto-PoA-RS/BR
Olá, gostei muito do seu site, você sabe o nome dessas flores que vc postou, e também dos animais, como por exemplo o nome dos passáros e do sapo? Bem se vc souber vai me ajudar bastante! Obrigada
ResponderEliminar