4 de agosto de 2009

Serpa - Festa de Nossa Senhora de Guadalupe



A dois quilómetros de Serpa, encontra-se a maior elevação da planície alentejana: a Serra de São Gens. É aqui que se ergue a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no local conhecido como "Altinho".


Simples e modesta no seu estilo mudéjar, construída na centúria de quinhentos, é desprovida de tesouros arquitectónicos ou riquezas decorativas; a sua beleza vem da alvura das paredes caiadas de branco, que reflectem o sol abrasador deste Alentejo quente.

No interior, pouco iluminado, um pequeno altar guarda a imagem, ainda mais pequena (cerca de 30 cm de altura) da santa padroeira, responsável pela festa mais importante do concelho, realizada na altura da Páscoa.



A Festa de Nossa Senhora de Guadalupe começa com a chegada da Primavera, na Sexta-Feira Santa e termina na terça-feira seguinte, no Altinho. Nestes dias, é lançado fogo de artifício, há um cortejo etnográfico e exibem-se os grupos corais da região. É típico desta festa ir para o campo comer um ensopado de borrego confeccionado à moda do Alentejo.

Noutros tempos, os festejos em honra de Nossa Senhora de Guadalupe realizavam-se na ermida e compreendiam duas festas: a "dos homens", por ocasião da Páscoa, e a "das mulheres", pela época das vindimas. Isso porque, segundo se pensa, só indivíduos do mesmo sexo podiam agrupar-se em confraria. Provavelmente em 1870, as duas irmandades fundiram-se e, desde então, celebra-se uma só festividade em cada ano, a da Páscoa.



Existem relatos e ex-votos que dão conta de inúmeras graças atribuídas à intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, por quem o povo nutria especial devoção e a quem recorria em momentos de aflição. Por exemplo, perante o flagelo da seca e da fome, como aconteceu em 1868.



As festas de Serpa revestem-se, assim, de antiquíssimos rituais e compreendem manifestações importantes de carácter religioso e etnográfico. Iniciam-se no Domingo de Páscoa, à tarde, com a procissão de recepção à imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, que desce da sua ermida até à igreja do Salvador. Nesse dia, um dos pontos altos da festa é o participado cortejo histórico-etnográfico, desfile em que centenas de figurantes a pé e em carros alegóricos recriam a evolução histórica do concelho e mostram os usos e costumes locais.



Na segunda-feira, de manhã, celebra-se a missa solene em honra da padroeira e, à tarde, tem lugar a procissão magna que percorre o costumado itinerário pelas ruas da cidade, previamente atapetadas de rosmaninho, e recolhe à igreja do Salvador.

Na terça-feira, em majestosa procissão, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é reconduzida à sua ermida no Alto de S. Gens.

Nos três dias de festa, a cidade, engalanada para receber os muitos forasteiros que a procuram, é também palco de um vasto programa de actividades culturais.



Fonte: Câmara Municipal de Serpa

9 comentários:

  1. Grande Luísa, gosto das amostras que você dá de Portugal ... é muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Altinho além do nome diferente, o lugar também o é, e as construções são muito diferente das convencionais. gostei do lugar "Altinho"
    Abraços forte

    ResponderEliminar
  3. Saudações!
    Amiga LUÍSA,
    Quantos lugares belíssimos de quando em quando você nos presenteia.A Serra de São Gens, é uma dentre muitas localidades que tivemos oportunidade de conhecer um pouquinho...Um local belíssimo, uma arquitetura única!
    Parabéns pelo lindo Post!
    LISON.

    ResponderEliminar
  4. Amada Luisa mais um pedaço lindo deste seu país tão repleto de lugares lindos, que bom que você nos traz esses informações e assim podemos atravessar o ocêano e conhecê-lo através de seus posts.
    A paz

    ResponderEliminar
  5. Amigos,
    Obrigada a todos, pelos comentários e simpatia! :)

    Lord of Erewhon,
    Passei no "Bar do Ossian" e achei fantástico. Parabéns! Não consegui deixar lá nenhum comentário, espero que leias esta resposta.
    Também vi o Goth Land & Lucifer's Kingdom e achei muito interessante, embora os temas abordados fujam aos meus preferidos.

    Abraços a todos!

    ResponderEliminar
  6. Se não tiveres uma conta blogger, o melhor é escolheres Nome/URL e depois escreves o Nick e por baixo colocas o URL.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  7. ... Mas tens; não vejo porque não conseguiste, aquela caixa é meio manhosa, mas se entrares na caixa já estando ligada na tua conta não haverá problema.

    ResponderEliminar
  8. Luísa, que maravilha de fotos e texto. Assim é bom para estreitar laços. Uma maneira de conhecer outro país sobre a ótica de uma pessoa amiga.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...