Pela sua altura e beleza, esta montanha é um dos símbolos mais carismáticos do Japão. Desde há séculos é motivo de destaque nas diversas artes, e constitui um desafio para os alpinistas. Pinturas, desenhos e gravuras imortalizam a sua imponência, com um especial destaque para o pintor Hokusai, que o mostra dos mais variados lugares na sua obra-prima 36 Vistas do Monte Fugi. Na literatura, inúmeros poetas o cantaram e escritores usaram-no como cenário em todo o tipo de romances e histórias.
O misterioso e sagrado cone vulcânico, repleto de lendas encerra tradições guerreiras, pois os samurai procuravam no sopé da montanha a tranquilidade e isolamento ideais, para treinarem e aperfeiçoarem a sua arte. O seu acesso esteve vedado às mulheres até ao Período Meiji, mas a partir de 1870 a sua escalada tornou-se popular para todos os cidadãos.
A primeira escalada do Monte Fuji terá sido feito em 663, por um monge cujo nome se perdeu no tempo. Sir Rutherford Alcock foi o primeiro estrangeiro a escalar a montanha, no ano de 1860.
Gravuras: BnF
Seguindo aki!
ResponderEliminarparabéns pelo blog.
Ira me ajudar muito em meus trabalhos escolares
Ir no Japão e não ver o Monte Fuji, é a mesma coisa que ir em Roma e não ver o Papa ... bem, ainda preciso conhecer os dois, não necessáriamente que sejam prioritários.
ResponderEliminarOi Luísa!
ResponderEliminarEu aprecio muito a beleza do Monte Fuji! De fato ele é um símbolo do Japão. Achei curioso e interessante saber que as mulheres não podiam acessá-lo! Normalmente quando vejo imagens dele, sinto uma paz que evoca um silêncio profundo...
Grande beijo,
Jackie
Oi Luísa, além dos usos que você citou para o Monte Fuji, ele também é presença na animação. Eu gostaria demais de conhece-lo assim como tantos outros lindos lugares cheios de história que existem pelo mundo, mas nem do Brasil dei conta ainda!
ResponderEliminarGRANDE abraço,
Quando criança, em casa, havia um quadro japones, feito de bordado, lindíssimo, e o Monte Fuji estava lá.
ResponderEliminarEle tem algo encantador, talvez o traçado natural dele que é captado pelos artistas de todos os tipos.
Bjs