2 de abril de 2010

Lin e a Erva da Morte

Era uma vez uma jovem chamada Lin. Esta jovem apaixonou-se, casou e foi com o marido viver para casa da sogra como era hábito na região.

Algum tempo passou e a jovem, apesar de tentar, verificou que não se adaptava à mãe do seu marido. Os seus temperamentos eram muito diferentes e Lin a cada dia se irritava mais com os hábitos e costumes da velha senhora que, por sua vez criticava a nora cada vez com mais insistência.


Com o passar dos meses, as coisas foram piorando, ao ponto da vida de toda a família se tornar insuportável. Segundo as tradições da antiga China, a nora tinha que estar sempre ao serviço da sogra e obedecer-lhe em tudo. Mas Lin já não suportava a ideia de viver com a sogra e tomou a decisão de ir consultar um Mestre, velho amigo do seu pai.

Depois de ouvir a jovem Lin, o Mestre Huang pegou num ramo de ervas secas e disse-lhe: "Para te livrares da tua sogra, não as deves usar de uma só vez, pois isso poderia causar suspeitas. Vais misturá-las com a comida, pouco a pouco, dia após dia e assim a tua sogra vai adoecendo lentamente. Mas, para teres a certeza de que, quando ela morrer, ninguém suspeitará de ti, deverás ter o máximo cuidado em tratá-la sempre com muita amizade. Não discutas e ajuda-a a resolver os seus problemas."

Lin agradeceu ao Mestre Huang e saiu da sua casa entusiasmada com o projecto de assassinar a sogra.

Durante várias semanas, Lin serviu. dia sim dia não, uma refeição preparada especialmente para a sogra. E tinha sempre presente a recomendação de Mestre Huang para evitar suspeitas: controlava o temperamento, obedecia à sogra em tudo e tratava-a como se fosse a sua própria mãe.

Passados seis meses, toda a família estava mudada. Lin controlava bem o seu temperamento e jamais se aborrecia. Durante todo aquele tempo não discutiu uma única vez com a sogra, que também se mostrava muito amável e carinhosa com a nora, tratando-a como se de uma filha se tratasse.

Entretanto Lin começou a ficar muito triste e preocupada e foi mais uma vez procurar o Mestre Huang para lhe pedir ajuda. "Mestre, por favor" disse Lin, "ajude-me a evitar que o veneno venha a matar a minha sogra. Ela transformou-se numa mulher agradável e passei a amá-la como se fosse a minha mãe. Não vou perdoar-me se ela morrer por causa do veneno que lhe dou."

O Mestre Huang sorriu para Lin carinhosamente: "Lin, a tua sogra não mudou. Quem mudou foste tu. As ervas que te dei são apenas um revigorante que melhora a saúde. O veneno estava nas suas atitudes minha filha, mas foi substituído pela compreensão, paciência e carinho."

Provérbio chinês: A pessoa que ama os outros também será amada.
Lenda chinesa

8 comentários:

  1. A Sabedoria chinesa é demais!
    O teor desta mensagem deixa claro que todos os problemas de convivência podem ser resolvidos com carinho, atenção e respeito

    ResponderEliminar
  2. Lei de ação e reação aplicada aos sentimentos, quem doa amor recebe amor...
    Namastê!
    João

    ResponderEliminar
  3. Lú,

    Magnífico texto. Passei por experiência parecida, não a do assassinato, mas a da mudança de atitude.
    E deu certo, mudei minha atitude e consegui com que a harmonia reinasse.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Luísa,

    Apesar de já conhecer esta lenda chinesa, quero parabenizá-la por postá-la em seu Blog, pois, certamente, muitas pessoas não a conhecem.

    Esta lenda é uma preciosidade, um grande ensinamento que devemos seguir, pois o ódio e a mágoa envenenam o sangue, envenenam a alma.

    Somente o amor é capaz de modificar as pessoas.

    Lindíssimo.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderEliminar
  5. Olá querida amiga Luísa,

    Parabéns por publicares essa lenda, que nos traz uma mensagem muito verdadeira.

    Só o amor tem poder para mudar o coração das pessoas.

    Agora pouco, quando entrei na net, a notícia em destaque na página do meu provedor (Terra) são as palavras do Papa: "Papa diz que amor é o unico que pode mudar o mundo".

    Alguém poderia dizer o contrário?

    Beijos no seu coração.
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderEliminar
  6. Que Post Fantástico!
    AMIGA LUÍSA, confesso que ainda não conhecia essa Lenda...A riqueza é impecável...E se faz prevalecer a força da compreensão, paciência e carinho nos relacionamentos!
    Parabéns por mais um lindo post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia a lenda.
    É uma forma muito clara de demonstrar que a agressividade é um retorno do nosso comportamento.
    Gostei muito.

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  8. Olá querida amiga Luisa, já conehcia esta lenda e te parabenizo por postá-la no blogger.
    Seu significado pord e ser explicado pela primeira Lei de Newton, a da ação e reação. Devemos tratar as pessoas da forma como gostaríamos de sermos tratadas. Não tem como semear discórdia e achar que colheremos amor, amizade, compreensão, estes sentimentos precisam ser cuidados tal como planta que necessida de água e adubo para crescer e florescer.
    Parabéns pelo post.
    Um super beijo em ti querida!
    Márcia Canêdo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...