7 de maio de 2010

Montanhismo

O montanhismo é o nome dado à prática ou desporto de subir montanhas através da escalada, caminhada ou ambas. A cordilheira dos Alpes é o berço desta prática, daí o termo alpinismo ser muitas vezes aplicado, ainda que erradamente, como sinónimo de montanhismo.

As montanhas são obstáculos, por vezes cheios de mistérios e encantos que os homens sempre tentaram transpor, e quantas vezes se superaram para isso. Em 1492, Antoine de Ville escalou o Monte Aiguille, na França, apesar das inúmeras superstições existentes a respeito de seu cume.

O marco do alpinismo moderno data de 8 de Agosto de 1786, quando dois franceses, Michel Paccard e Jacques Balmat venceram os 4810 metros do Monte Branco, nos Alpes.

O Monte Everest, o ponto mais alto do planeta, com 8848 metros, situado na Cordilheira dos Himalaias na Ásia, foi conquistado pelo neozelandês Edmund Hillary e pelo sherpa Tenzing Norgay em 1953.











Fonte: Wikipédia
Fotos: Estas fotografias foram retiradas de diversos blogs e sites na Internet e não faziam referencia ao seu autor. Se eventualmente for o autor de alguma delas, por favor entre em contacto comigo para a mesma ser retirada, ou ser-lhe atribuída uma autoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...