5 de janeiro de 2011

Como funciona o cérebro

Hemisférios do cérebro: esquerdo e direito

O cérebro é dividido em duas partes ou hemisférios. Eles são quase idênticos, cada um controla e reage às mensagens emitidas pelo lado oposto do corpo. Assim, quando acenamos com a mão direita, é o hemisfério esquerdo que controla este movimento, e vice-versa.

Cada um dos hemisférios é capaz de fazer quase tudo o que o outro pode fazer; mas cada um deles também tem aptidões ou habilidades muito específicas – quando nos encontramos perante determinada tarefa, o hemisfério do cérebro que é mais habilidoso para essa tarefa específica, assume o controle automaticamente.


Cada hemisfério tem habilidades diferentes

Em termos práticos, tudo o que acontece na nossa mente é resultado de um trabalho de equipa entre os hemisférios direito e o esquerdo. O hemisfério direito é muito bom a assimilar conceitos, tais como a unidade, contextualização, padrões, melodia, sentido de oportunidade, compreensão espacial, intuição, noção da realidade e emoções. Já o hemisfério esquerdo é perito em actividades analíticas: lógica, tempo, aritmética, compreensão das palavras, linguagem e raciocínio dedutivo. Em quase todos os destros, a linguagem é totalmente processada pelo hemisfério esquerdo.

A maior parte do nosso pensamento é organizado em forma de palavras, logo a língua é essencial. Ao olharmos para uma imagem é o hemisfério direito que a interpreta de uma forma intuitiva - a forma e as cores irão provocar sentimentos de prazer, agonia, alegria ou tristeza. Quase simultâneamente, o hemisfério esquerdo irá reconhecer as cores como 'amarelo', 'vermelho' ou 'azul', e, descodificará também a forma do objecto como sendo redonda, quadrada ou triangular. O hemisfério esquerdo não é tão afectado emocionalmente como o direito.

De uma maneira geral, o hemisfério direito transmite ao esquerdo os seus sentimentos acerca da imagem por meio de uma complexa rede de nervos que une as duas metades. Finalmente, quando toda a informação está devidamente processada, a percepção do todo é transformada em palavras.

Quer saber qual dos hemisférios do cérebro usa mais?

Então tente responder a estas perguntas para saber qual das metades do seu cérebro tem o papel mais importante na definição de seu comportamento.

1. É frequente ter pressentimentos?
2. Costuma usar as mãos enquanto fala? (falar com as mãos)
3. Consegue dizer quanto tempo se passou sem recorrer ao relógio?
4. Quando tem pressentimentos, costuma segui-los?
5. Preferiria aprender um novo passo de dança dando vida a uma coreografia própria, em vez de serguir uma demonstração?
6. Acha que a álgebra mais fácil do que a geometria?
7. É bom a captar a essência do que as pessoas dizem, em idiomas que não fala?
8. Quando vê uma imagem num livro, costuma olhar para a legenda antes?
9. Você é melhor a lembrar-se de rostos do que de nomes?
10. Gosta de completar uma tarefa antes de iniciar outra?

Resultado
Para as questões 1, 2, 4, 7 e 9:
Se respondeu “Sim”, recebe um “D”.
Se respondeu “Não”, recebe um “E”.

Para as questões 3, 5, 6, 8 e 10:
Se respondeu “Sim”, recebe um “E”.
Se respondeu “Não”, recebe um “D”.

Agora some o total de Es e Ds. Mais Ds do que Es sugerem que você tende a desenvolver o seu pensamento no hemisfério direito. Mais Es do que Ds sugerem um domínio do hemisfério esquerdo. A grande maioria das pessoas possui uma mistura de ambos os tipos.

Créditos
Consulta: Selecções do Reader's Digest
Fotos: Clínica Masci

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...