4 de janeiro de 2011

Egipto - Introdução


Ao longo da história da Humanidade, a civilização egípcia conta-se entre as que se prolongaram por mais tempo. Durante cerca de três mil anos, trinta famílias - ou dinastias - governaram o país, tendo reinado, ao todo, mais de duzentos faraós, que se foram sucedendo uns aos outros.


De Menés a Cleópatra
   O primeiro faraó, Menés, reinou por volta do ano 3000 a.C. Unificou o Baixo Egipto, situado a Norte, e o Alto Egipto, a Sul, formando um único reino. A partir dele, todos os faraós usaram a coroa dupla, em que o branco simbolizava o Alto Egipto e o vermelho o Baixo Egipto.
   A coroa era o símbolo da união das duas regiões. Cleópatra foi a última soberana a reinar, antes da conquista do Egipto pelos romanos, no séc. I a.C.

Três grandes épocas
Os historiadores dividem a história do Egipto em três períodos:

• O Império Antigo
Este é o período grandioso da construção das pirâmides e Mênfis é a capital egipcia.

• O Império Médio
Período do alargamento do território, guerras e conquistas. A Núbia é anexada e Tebas torna-se a capital.

• O Império Novo
É o período mais florescente da civilização egípcia. O território nunca tinha sido mais vasto, nem o comércio mais próspero. Os faraós mandam erguer templos magníficos, como os de Lucsor, Karnak e Abu Simbel. É por esta época que reinaram Hatchepsut (a única mulher egípcia a sentar-se no trono), Tutankhamon e Ramsés II. A partir daqui o Egipto inicia um prolongado declínio. Ao longo de todas estas épocas o enfraquecimento do poder real e as invasões inimigas provocaram profundas alterações no país.

Fonte: Civilizações Antigas, pg. 12 - Edições Fleurus, 1999.

1 comentário:

  1. Luiza, eu sempre adorei e devorei historia antiga e medieval. Na faculdade, nem sei o motivo, eu lia cada livro enorme sobre assuntos do Egito, Grecia, que viagem.... eu acho que nunca me canso de ler!

    Como sempre vc tem otimos textos. Educativos.

    Saudades de vc.

    Feliz 2011!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...