
A escrita cuneiforme
O primeiro sistema de escrita nasceu na Suméria, região da Baixa Mesopotâmia, por volta d 3200 a.C., em virtude dos comerciantes terem necessidade de controlar as trocas de produtos e conservarem um registo dessas operações. Aos poucos, a escrita foi reunindo todas as palavras da língua suméria, o que permitia codificar as ideias nela contidas.
Dá-se o nome de cuneiforme à escrita suméria, visto os seus caracteres, à medida que a escrita se ia simplificando, adquirirem a forma de 'cunha'.

As bolas de argila
Ao expedirem as mercadorias, os comerciantes enviavam também uma bola de argila do tamanho de uma bola de ténis. No interior dessa bola encontravam-se placas em número equivalente ao das mercadorias enviadas. A um rebanho de dez carneiros, por exemplo, correspondiam dez placas. Quando a remessa chegava ao destino, abola era partida e contavam-se as placas. Mais tarde os sumérios passaram a fazer marcas na superfície da bola que indicavam o seu conteúdo. Foi assim que nasceu a escrita. Como já não eram precisas as placas, a bola transformou-se numa 'tábua' de argila.
Uma escrita de enigmas
Os primeiros símbolos da escrita suméria representavam objectos desenhados de forma esquemática. Com o passar dos séculos, os desenhos começaram também a designar sons e sílabas. Utilizada como uma espécie de enigma, a escrita suméria permitiu a transcrição de outras línguas, como a acádia.Créditos
Fotos: resistir.info, Infoescola, História da Matemática
Sem comentários:
Enviar um comentário