2 de janeiro de 2011

Mesopotâmia - Introdução

A Mesopotâmia - Introdução

A história da antiga Mesopotâmia é longa e atribulada. Ao longo dos tempos, muitos foram os povos que se digladiaram a fim de se instalarem nestas terras férteis. A maior parte deles vinha do deserto da Síria e falavam línguas muito semelhantes.

A história começa na Suméria
Durante o 3º milénio a. C., a Mesopotâmia foi ocupada por dois povos: os Sumérios e os Acádios. Os Sumérios, que viviam a Sul, junto ao Golfo Pérsico, falavam uma língua que não se assemelhava a nenhuma outra até então conhecida. Foram eles que inventaram a escrita, por volta do ano 3.200 a.C., tendo dividido a região por cidades, cada uma delas governadas por um rei. Em 2.300 a.C., os Acádios, seus vizinhos do Norte, conquistaram a Suméria e fundaram um vasto império.


O tempo dos Babilónios
Ao longo do 2º milénio a.C., os Amorreus e, mais tarde os Arameus instalaram-se na Mesopotâmia, que volta a ser dividida em vários reinos. Só por volta do ano de 1800 a.C., Hamurábi, rei da Babilónia, funda um estado único e estável que se estendia desde o Golfo Pérsico até à cidade de Mari. A cidade da Babilónia torna-se o grande centro cultural e religioso dessa região.

O tempo dos Assírios
Nó início do 1º milénio a.C. é a vez dos Assíros, que se tinham fixado no Norte da Mesopotâmia, estenderem a sua influência para Sul.

O declínio do império
Em 539 a.C. os Persas invadem a região. Aos poucos, a civilização mesopotâmica vai caindo no esquecimento. Nos nossos dias, os arqueólogos têm vindo a fazer grandes descobertas relacionadas com ela.

Civilisations Anciennes, 1999, Editions Fleurus, Paris

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...