7 de fevereiro de 2011

'O Beijo' de Paul Verlaine



Il Bacio

O Beijo! malva-rosa em jardim de carícias!
Vivo acompanhamento no piano dos dentes
Dos refrãos que Amor canta nas almas ardentes
Com a sua voz de arcanjo em lânguidas delícias!

Divino e gracioso Beijo, tão sonoro!
Volúpia singular, álcool inenarrável!
O homem, debruçado na taça adorável,
Deleita-se em venturas que nunca se esgotam.

Como o vinho do Reno e a música, embalas
E consolas a mágoa, que expira em conjunto
Com os lábios amuados na prega purpúrea...
Que um maior, Goethe ou Will, te erga um verso clássico.

Quanto a mim, trovador franzino de Paris,
Só te ofereço um bouquet de estrofes infantis:
Sê benévolo e desce aos lábios insubmissos
De Uma que eu bem conheço, Beijo, e neles ri.

Paul Verlaine, in "Caprichos"
Tradução de Fernando Pinto do Amaral


Fotos in Trendland














3 comentários:

  1. Oi minha amiga querida..... tô com saudade de você!
    Amei o poema.... aliás adoro a brincadeira com as palavras, acho genial poemas com este ritmo....
    As fotos das bocas estao muito lindas e me impressionou os dentes branquinhos, branquinhos.... será que é fotoshop?...heheheheh
    Beijo no coração

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga Luisa!
    Muito interessante o texto do Verlaine. E as ilustrações complementaram muito bem as palavras. Gostei!
    Beijos, Fernandez.

    ResponderEliminar
  3. Lindo poema, lindas palavras, e linda as fotos!
    Linda é a tua sensibilidade para fazer algo tão relevante!
    Muito obrigado por existir e fazer parte do meu universo!
    Agora estou te seguindo em seu blog, se quiser fique a vontade no meu!
    www.paulorideaki.blogspot.com, "Para tudo na vida há uma solução!"

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...