28 de maio de 2009

O que é a Numerologia?


Introdução

Como já referi no artigo anterior, a escola pitagórica era conservadora e regida por códigos de conduta muito estreitos. Supõe-se que os seguidores de Pitágoras eram vegetarianos uma vez que a metempsicose, ou transmigração das almas, era uma das suas crenças. Para eles a alma era de origem divina enquanto o corpo era matéria degradável, o túmulo da alma, uma habitação temporária das faltas cometidas noutras vidas.


Filolau (morreu em 390 a. C., aproximadamente), um pitagórico posterior, acreditava que o tetractys ou dezena era o "grande, todo-poderoso e gerador de tudo, o começo e o guia da vida divina e terrestre". Essa visão do número dez como perfeito, o símbolo da saúde e da harmonia, parece ter inspirado o primeiro sistema astronómico não geocêntrico. Filolau postulou que no centro do Universo havia um fogo central em torno do qual a Terra e os sete planetas (o Sol e a Lua inclusive) giravam.

A ideia de que o número é o "princípio da origem" levou Filolau a afirmar que: "Todas as coisas que podem ser conhecidas têm número; pois não é possível que sem número qualquer coisa possa ser concebida ou conhecida".

Ao longo dos anos os homens, na sua incessante sede de conhecimento, foram dando forma a conhecimentos antigos, no sentido de favorecer o auto-conhecimento. Para os numerólogos, tudo no mundo depende da propriedade mística dos números. Estas propriedades vêm da vibração inerente a cada número.

Segundo a teoria, cada número tem uma vibração única, que lhe dá certas propriedades e essas características podem esclarecer o comportamento de uma pessoa ou predizer se os casais são compatíveis. A análise numerológica pode determinar o número ou dia de sorte de uma pessoa. Os números recorrentes podem dar pistas sobre como o mundo funciona ou o significado de certas atitudes ou eventos. Muitos numerólogos dizem que nada acontece por acaso - tudo acontece por causa dos números.

Esta tabela é uma curiosidade pitagórica. A soma sucessiva de números ímpares é também a sequência de números inteiros ao quadrado.


As propriedades dos números

Os pitagóricos separavam números em categorias. Os números Um, Quatro e Nove eram quadrados porque um número correspondente de pontos ou pedrinhas poderiam ser arranjados num determinado padrão que forma um quadrado perfeito. Um, Três, Seis e Dez eram números triangulares, isto é, podem ser ordenados num padrão triangular. Os números Dois, Seis e Doze eram rectangulares, já que o número correspondente de pedrinhas formava rectângulos.


Além de descrever os números em termos matemáticos e geométricos, os pitagóricos também lhes atribuíram características não-numéricas. Estas características tinham mais a ver com intuição, misticismo e análise de certos comportamentos do que com ciência e matemática. Por exemplo, números ímpares eram masculinos e os pares eram femininos. O número um era criativo, uma vez que a soma de vários números um pode criar qualquer outro número. Dois representava a dualidade e era feminino, enquanto que o três era masculino. O número cinco, por ser a soma do dois e três, representava a união, e como estava no meio dos números de um a nove também representava a justiça.

Dez, era um número sagrado, em grande parte porque é a soma dos quatro primeiros números. A divindade do número 10 levou a uma lista de 10 opostos fundamentais:

• Limitado e ilimitado
• Ímpar e par
• Um e muitos
• Direita e esquerda
• Masculino e feminino
• Repouso e movimento
• Recto e curvo
• Luz e escuridão
• Bem e mal
• Quadrado e rectângulo

Após a morte de Pitágoras, o interesse pelo misticismo matemático diminuiu. Reapareceu mais tarde, mas com pouco interesse, com os neo-pitagóricos, por volta do século I d.C. As teorias não-matemáticas de Pitágoras por fim perderam força. Eis que, no final dos anos 1800, L. Dow Balliett publicou vários livros sobre as vibrações, a música e as cores dos números, reacendendo o interesse pelas místicas tabelas numéricas de Pitágoras. Outros escritores podem ter publicado trabalhos antes de Balliett, mas este autor foi o primeiro a integrar os princípios pitagóricos nos modernos conceitos da numerologia.

Segundo Balliett, cada número tem uma vibração específica. As pessoas, as comidas, os objectos pessoais e cores também vibram. Tudo vibra. Para viver uma vida produtiva e harmoniosa, as pessoas deveriam assegurar que o seu ambiente vibrasse em harmonia com suas próprias vibrações. Este conceito aparece frequentemente noutras práticas new-age, algumas das quais o descrevem como o efeito do movimento de partículas subatómicas. Mas existem poucos estudos científicos que permitam identificar ou quantificar tais vibrações e o seu efeito na existência humana.

Os modernos numerólogos aplicam os números às pessoas. Para a grande maioria os números de um a nove têm propriedades únicas que são o resultado directo da vibração a que estão associado. Algumas destas propriedades derivam da filosofia mística de Pitágoras, outras são derivadas da análise comportamental de certas culturas.

Numerólogos diferentes poderão dar aos números diferentes atributos, mas segue uma lista de alguns dos mais populares.


Tradução livre da lista:

Atributos dos números 1 a 9
1 - Força de vontade, determinação, agressividade, liderança, ambição, egocentrismo

2 - Harmonia, paz, equilíbrio, dualidade, receptividade, emoção
3 - Criatividade, versatilidade, expressividade, alegria, sorte
4 - Ordem, praticabilidade, perseverança, eficiência, instinto

5 - Curiosidade, sentido de união, excentricidade, versatilidade, aventura, experiências sensoriais

6 - Idealismo, lealdade, perfeição, harmonia, sentido da família, honestidade

7 - Magia, sabedoria, inteligência, mistério, solidão

8 - Karma, equilíbrio, autoridade, sucesso material

9 - Sentido do perdão, compaixão, possessividade, inspiração, espiritualidade, amor divino


Alguns sistemas também designam os números com algarismos repetidos como números-mestre, que incluem todos os atributos de dois outros números:

• 11: 1 e 2
• 22: 2 e 4
• 33: 3 e 6
• 44: 4 e 8

O propósito da numerologia é orientar o comportamento humano, verificar a tendências dos relacionamentos e por vezes revelar factos desconhecidos através da descoberta dos números de uma pessoa. Por exemplo, se o número nove tem uma determinada vibração, uma pessoa cujo número seja nove tem a mesma vibração. Esta pessoa pode escolher o que comer, onde ir, e como viver com base nas escolhas que têm uma vibração compatível com nove. Veremos como os numerólogos determinam os diversos números associados às pessoas no próximo artigo.

Fontes consultadas:
history.mcs.st-and.ac.uk
science.howstuffworks.com

Fotografias
history.mcs.st-and.ac.uk

17 comentários:

  1. Excelente artigo Lu. O assunto é apaixonante e você o tratou com singular objetividade e clareza.
    Parabéns!
    ABÇão
    MarGGa

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante seu artigo, já li alguma coisa sobre numerologia, mas não com esta profundidade. Parabéns! Se gosta deste tema, a sabedoria milenar, leia os artigos postados por mim no DC: Lições da Atlântida: Seres humanos são flores e a parte 2 do mesmo tema.

    ResponderEliminar
  3. Margga,

    Obrigada pelo gentil comentário. Irei continuar a escrever sobre o assunto e ensinar a calcular os diversos números que tenho conhecimento.

    Até breve

    ResponderEliminar
  4. Paisagismo digital,

    Agradeço o seu comentário e passarei mais logo no DC para ler os artigos que referiu. Bem, espero encontrá-lo lá... é que ainda não me sei movimentar muito bem por ali.

    Até mais logo!

    ResponderEliminar
  5. Show de bola, um dia eu ainda me aprofundo no assunto...

    ResponderEliminar
  6. Alex,

    Acredita que é um assunto curioso e fascinante. Conta comigo para qualquer dúvida! :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Olá, amiga!
    Muito interessante esse assunto, postei algo em meu blog Namoro na Boa, mas não aprofundei-me como você. Cursei numerologia cabalística, que é bem diferente dessa linha pitagórica, talvez mais esotérica do que física .
    Ambas sao utilizadas por milhares de pessoas para saberem sobre datas especiais, nomes que se combinam, etc.
    Muito bom saber que tenho mais uma fonte de referencia!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Aurélio,

    Obrigada pelo teu comentário. :)
    Vou continuar a postar sobre esta matéria e será um prazer contar com a tua presença.
    Vou passar no "Namoro na Boa" para poder ler sobre outras linhas da Numerologia.

    Grande abraços

    ResponderEliminar
  9. muito bom seu blog , tambem faço um trabalho com numerologia, porem usndo a are. na verdade mais a arte que a numerologia que so uso a basica ! espero sua visita, bjs de luz ,sucesso!!

    ResponderEliminar
  10. Luisa,

    Uns minutos _minutos!! - antes da minha mãe morrer, ela falou disto comigo. O estranho foi o fato dela não ser ligada neste assunto. Ela disse: olhe seu nome, o meu e do seu pai. Você vai entender muitas coisas.

    Tenho buscado a assunto, mas antes deste artigo, não se sentia confortavel. Vc pode indicar-me algum?

    ResponderEliminar
  11. Lú,

    Achei o texto fantástico! Sempre temos uma noção de como usar a numerologia, mas a história eu desconhecia.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Ufa! Ainda bem que não dou a minima pra isso .... não quer dizer que não funcione, apenas não ligo.

    ResponderEliminar
  13. muito interessante se artigo,realmente temos que dar o braço a torcer que em toda criação,
    existe numeros e cauculos envolvidos,até na propria biblia,quando Deus manda noé construir a arca o proprio Deus da todas as medidas exatas a noé,e todo o plano de Deus na terra e para humanidade era baseado em numeros de tempos,dias,anos etc
    os numeros estão presentes sim em toda a história,mas eu num acredito muito quando se diz respeitoa basear a minha vida por eles não.
    mas gostei muito do artigo.

    ResponderEliminar
  14. Fascinante, excelente post!

    Estamos aos poucos estamos redescobrindo o conhecimento, antes só disponível à nata da sociedade.

    Um dia o acesso será livre à todos.

    Parabéns.

    ResponderEliminar
  15. Olá Luísa, mais um artigo completo, ao estilo europeu. Não me lembro se já te contei mas fiz também faculdade de Matemática (é uma longa história..rsrsrs) e li muito sobre estas histórias envolvendo os números. Na antiguidade a matemática era tratada como ciências ocultas e os primeiros teoremas formulados sob o maior sigilo. A numerologia tem tudo a ver com este tempo.

    ResponderEliminar
  16. Saudações!
    Que Post Fantástico!
    Amiga Luísa, muito boa a sua matéria sobre a numerologia, confesso que muitos dados ainda não conhecia. Favoritei o seu Post, para reler, pois sou um apaixonado por números.
    Parabéns pelo excelente Post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderEliminar
  17. Ótimo post!!

    O Tetractys me fez lembrar do sistema da Etz Chayiym (Árvore da Vida) Cabalística. São dez esferas, divididas em 4 mundos de manifestação (4, o número do quadrado, dos 4 elementos), sendo que 3 esferas superiores (por isso o Triângulo é sagrado) e 7 inferiores. Me fez lembrar do Pentágono (um dos símbolos da Maçonaria).

    Há tantas coisas a serem exploradas nas conotações referentes ao número, que concordo que a Criação é puro número, pois que nos Arquétipos estão representados basicamente por números ou, como dizia Platão, por Idéias.

    Bjs Luisa!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...