3 de dezembro de 2009

Solange Magnano e a Eterna Juventude!

No Paleolítico Superior (cerca de 40.000 a.C.) as mulheres que ostentassem enormes barrigas e mamas eram verdadeiramente belas e apetecíveis. Elas eram voluptuosas e despertavam o prazer dos homens. Estas divas da beleza eram o garante da preservação da espécie. Se a sua cintura não afinasse e se os seus seios se mantivessem grandes e pesados, elas eram quase idolatradas e todos os machos as desejavam. É possível que estas mulheres, sedutoras e belas, tentassem manter a sua forma redonda o maior espaço de tempo possível, e deste modo tinham o poder de escolher os guerreiros mais fortes e destemidos. Quantas mulheres terão desejado alargar a cintura, quantas se terão envergonhado dos seus seios firmes de pele sedosa?



Com o Renascimento, o ideal feminino altera-se. As mulheres belas aparecem-nos com curvas generosas, um ventre proeminente e fértil. As mamas são pequenas e firmes revestidas por uma pele branca e macia. Este facto pode significar que, no imaginário masculino, a beleza da mulher passa pela sua capacidade de procriação. A delicadeza dos seus seios, pescoço e ombros, tal como o facto de serem portadoras de uns membros esguios e bem torneados são igualmente condição, para a obtenção do estatuto de deusa. Quantas mulheres terão tentado esconder os seus grandes seios e inventado infusões fantásticas para obterem uma pele branca e macia de veludo?

Beirando o Sec. XIX, o ideal feminino sofre mais mudanças. Aos olhos dos homens a sensualidade e erotismo femininos dependiam agora de um corpo esguio, uma barriga lisa e cintura fina. Os seios eram idealizados médios e a pele que cobre um corpo ideal é clara e sem defeitos. O seu sexo, visível, é agora concebido apenas para o prazer da prática. O pudor de esconder o sexo deixa de ser importante, porque a beleza é perdida após a procriação. As mulheres que concebem muito raramente conseguem alcançar o padrão de beleza imposto nesta época. Belas são as jovens prostitutas. É por isso que proliferam, como cogumelos, os bordéis nas grandes cidades. Quantas mulheres não terão sofrido tormentos, partido costelas e quase morrer sufocadas, por usarem os espartilhos tão apertados?

A partir de 1960 surge outra revolução nos padrões de beleza. As mulheres emancipam-se, o cinema e a televisão tornam-se meios de comunicação acessíveis a todos e as actrizes passam a ser as divas do imaginário masculino. Nos EUA o impacto da publicidade é enorme e dissemina-se por todo o mundo. As actrizes americanas são copiadas nos gestos, nas poses, na maquilhagem e cor do cabelo. As mulheres fazem qualquer coisa para igualarem a silhueta de Marilyn Morroe e treinam os seus maneirismos infanto-sensuais ao espelho.

Na Europa, com Audrey Hepburn, surge um culto um pouco diferente. A magra, ossuda e elegante actriz-modelo é referência para um “abanão” no culto das formas mais exuberantes das actrizes americanas. E então, as mulheres comuns e da alta sociedade começam a fazer desporto, dietas e ginástica para conseguirem os padrões de beleza instituídos. Os cremes de rejuvenescimento vendem-se às toneladas e as empresas de cosméticos enriquecem. As mulheres estão mais belas, mais jovens e saudáveis. Quantas delas terão deixado de dar aquela atenção especial ao filho, ou ao velho pai, em prol de duas horas diárias no ginásio? Quantas terão adoecido devido a dietas incorrectas?

Mas o mundo não pára e a ideia de prolongar a juventude, ser independente e mãe é vendida sob todas as formas de publicidade. Uma mulher consegue! Nos anos 80 começa então a moda da avó sem rugas. Plantam-se por todo o lado clínicas privadas onde se pode rejuvenescer. Sem dietas. Sem desporto. É o tempo de tirar. Tiram-se as rugas do rosto e o excesso de gordura das ancas. O Elixir da Vida Eterna está a caminho.

Entretanto, mais uma vez mudam os padrões de beleza. No segundo milénio o que importa é descaracterizar os povos e as raças. Os brancos podem aspirar a ter uma tez mais bronzeada e os pretos podem aspirar a ter uma pele mais clara. As mulheres que não gostam dos seus lábios finos e bem delineados, compram lábios grossos e sensuais. E se a mulher é elegante, mas as suas características genéticas apenas lhe deram umas mamas pequenas? Não faz mal: marca-se uma cirurgia e num abrir e fechar de olhos o símbolo sexual que lhe faltava, já lá está!

Tem uns glúteos pequenos? Pouco importa: num fechar de olhos eterno o seu rabo ficará apetecível para qualquer macho passar a mão.

Quantas mulheres terão fechado os olhos para sempre na mesa de operações de uma clínica de estética? Não sabemos. Não é importante que se saiba. Sabemos que Solange Magnano morreu aos 38 anos. Morreu ao tentar ficar ainda mais bela, segundo os padrões instituídos. Uma jovem mãe com dois filhos gémeos de oito anos, perdeu a vida em prol da Eterna Juventude.

24 comentários:

  1. Luísa,

    Sensacional sua postagem.

    Eu penso que toda mulher deveria se aceitar como realmente é.

    Não deveria existir padrões de beleza, pois cada mulher tem seu próprio padrão de beleza, sendo magra ou mais gordinha, isso não importa, pois como dizem: cada panela tem sua tampa...

    Adorei!

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderEliminar
  2. Lu,

    Eu acho isso tudo um disparate. Deveríamos nos preocupar mais com a nossa saúde e menos com as curvas que temos. Sei que parece fácil para mim, a genética me contemplou, mas mesmo assim, precisamos acabar com essa mesmice de seguir padrões de beleza. O ar que respiramos esta poluido, a água potável do planeta esta acabando, já temos tornados no Brasil! De que servirá silicones na bunda se eu tiver uma doença respiratória? Ilusionismo minha amiga, puro ilusionismo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Grande Luisa, tudo é moda, o que é bonito hoje amanhã pode se tornar e feito e vice-versa, entretanto algumas mulheres realmente fazem loucuras para alcançar um padrão que acreditam estar a beleza. E algumas até morrem por isto. Feliz é você que não precisa de nada disto.

    ResponderEliminar
  4. Saudações!
    Amiga Luísa,
    Que Post Fantástico!
    Fiz uma verdadeira viagem conhecendo os diversos ciclos sobre a beleza das mulheres através de seu fascinante texto. Perfeito, construído em cadência colocando vaiáveis muito inteligente sobre tão importante acontecimento.
    Parabéns pelo excelente post!
    Abraços fraternos,
    LISON.

    ResponderEliminar
  5. Olá, Luisa!

    É lamentável que muitas pessoas estão sofrendo riscos terríveis em mesa de operação somente por questão de estética. Caso fosse por problema de saúde, poderia ser totalmente aceitável. Mas somente para ficar mais bonito ou bonita não dá para entender.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderEliminar
  6. Luísa, sensacional seu post!!! É incrível minha amiga, como nós mulheres somos forçadas a seguirem padrões desde sempre não é?! Nunca nos perguntaram se nós gostamso de ter que sermos remodeladas a cada década ou século, ao bel prazer dos olhares e prazeres masculinos. Em prol da vaidade muitas já morreram nas mesas de cirúrgias plásticas,lipoaspirações e seus derivados . Acho triste casos como dessa jovem mãe, que para tentar manter nos padrões impostos pela sociedade agora deixou 2 crianças inocentes órfãs.
    Lindo post, adorei.
    Um super beijo e abraço em você Lu!
    Márcia Canêdo

    ResponderEliminar
  7. Lú, gostaria muito de entender por que não se estipulam padrões também para o sexo masculino. Afinal, sempre nós mulheres é que temos que corresponder às expectativas e exigências, sacanagem.
    Até porque, com toda certeza, a maioria deles não passaria no controle de qualidade, não é ?
    Bem , de volta ao texto. Bom seria se a mesma preocupação estética se fizesse presente também quanto à alma e espírito. O mundo seria muito melhor e menos violento.
    Gostei muito do passeio pelo tempo, atravéz de seu texto.
    Abraço com carinho.

    ResponderEliminar
  8. Pois é... Isso aqui no Brasil é quase uma ditadura. O país campeão das cirurgias plásticas e o campeão de mortes por complicações decorrentes destas. Pois é...
    O que a pessoa muitas vezes encontra e a morte e, assim, a interrupção definitiva do natural processo de envelhecimento a que todos estamos submetidos.
    Abs

    ResponderEliminar
  9. Paz Luísa!
    Parabéns pelo seu texto...Muuuito bom!
    Quero poder ter vida pra curtir minhas rugas,meus cabelos brancos.
    Fiz 41 anos,já não tenho o mesmo corpo que tinha aos 20,mas descobri qualidades que antes eu nem sabia que tinha.Devemos aprender a viver,não no padrão da moda,mas da maneira que nos sentimos bem.
    Beijos!

    ResponderEliminar

  10. Você foi feita rainha!!!!
    Parabéns!

    Já tem a majestade das palavras...
    A elegancia em caminhar por esse mundo virtual...
    Conquistou aqui seu trono...
    Só faltava mesmo... ser coroada!

    Beijo soberano.

    Linda iniciativa dos Dihittianos

    Bjs, bom final de semana.

    11 de dezembro de 2009 18:06

    ResponderEliminar
  11. Fantástica esta abordagem, tão clara e real, escrita sem pudor ou fantasia. Perfeita. Parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Lu, excelente postagem.

    Meu, na boa, eu sempre pensei da seguinte forma... quem gostou, gostou e se não gostou... gostasse!! Afinal, beleza é passageira ou não, mas eu conheço muitas lindas feias e muitas feias lindas e isso faz a diferença, talvez não na hora, mas faz. Eu já disse isso tantas vezes em outras postagens, inclusive quando eu ainda estava no Dihitt e não poderia deixar de dizer agora.
    Acho lindo quem não tem medo de dizer a idade, quem não precisa se esconder e correr em busca de aceitação, quem confia no próprio valor. O tempo passa pra todos e sempre terá alguém que irá gostar do outro exatamente do jeitinho que ele ou ela é.

    Beijos, amiga.

    ResponderEliminar
  13. ola.!!!
    godtei bastante de seu site, gostaria de fazer parte de sua parceria, vou colocar um link apontando para seu site em nosso site, se te enteressar é só por estas escrições em seu site ...http://www.receitasecia.com
    Título : Receitas Culinárias
    Descrição: Receitas e cia. Aqui você encontra as melhores receitas culinárias.

    obrigado.

    ResponderEliminar
  14. Oi,

    Visitando para ver novidades e para dar-lhe uma prenda.

    Prenda de Natal do Utilnet para si (só até 31/12/2009):
    http://utilnet.blogspot.com/2009/12/download-gratuito-office-baixar-gratis.html

    Desejo-lhe um FELIZ NATAL cheio de alegrias, Paz e Saúde.
    Próspero ANO NOVO.
    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

    ResponderEliminar
  15. a vaidade é o pecado favorito de muitas pessoas, principalmente as que tem beleza suficiente pra se abster dela...
    #triste

    ResponderEliminar
  16. Olá Luísa tudo bem?,obrigado pela mensagem, eu também desejo muita paz saúde e harmonia !! um Feliz Natal !!

    ResponderEliminar
  17. Muito boa essa postagem. Esse é um assunto de extrema importância, bom seria se as mulheres enxergassem o real propósito dos valores e padrões que lhe são impostos.
    Quero aproveitar para agradecer a bela mensagem que deixou em meu blog.
    Feliz Natal, amiga. Que Deus abençoe você e seus entes queridos.
    Um grande beijo
    Bel

    ResponderEliminar
  18. Luísa,

    Venho agradecer a sua lindíssima mensagem.

    Desejo-lhe tbem um Santo Natal e que o Novo Ano seja um Ano de Paz, Amor e Prosperidade para você, sua família, e para os restantes seres humanos do mundo inteiro.

    FELIZ NATAL!

    Grande Abraço,

    FrancK

    ResponderEliminar
  19. Luísa,

    Tem um convite “desafio” para você
    no meu blogue de prémios:

    http://franckplavdpremios.blogspot.com

    Feliz Natal!

    Grande Abraço,

    FrancK

    ResponderEliminar
  20. Olá Luísa,

    Desejo a você muita paz, saúde e amor neste natal.
    Que o ano que chega seja repleto de felicidades e realizações.
    Lembre-se: o melhor da vida ainda está por vir.

    Um forte abraço e um grande beijo!

    Sérgio.

    ResponderEliminar
  21. "A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio
    de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida"

    * Amigo de Cristo - Amigo de Cristo
    deseja a seus Amigos
    um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Paz,
    Amor, Saúde e Amizade.

    ResponderEliminar
  22. Luisa

    Suas postagens são maravilhosas. Gostaria de aproveitar e desejar a vc e aos seus um Feliz Natal e um 2010 repleto de realizações. Se eu me ausentei e ainda me ausento um pouco no acompanhamento de suas postagens é devido a minha morosa recuperação.
    Beijos
    Bete

    ResponderEliminar
  23. E a mulherada de hoje morrendo de fome manter seu corpinho!!!!Como as coisas mudam!!!

    ResponderEliminar
  24. Excelente texto :)

    ps: estou te seguindo ;)

    beijo

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...