3 de fevereiro de 2010

O Bailinho da Madeira

Bailinho da Madeira

De certo que já todos viram dançar o “Bailinho da Madeira” ou pelo menos, tal como ele é conhecido no continente: um grupo, vestido com o traje típico da ilha das flores, que dança em torno do instrumento regional típico da Madeira: o brinquinho. É um instrumento composto por um grupo de sete bonecos de pano e traje regional com castanholas e fitilhos, dispostos na extremidade de una cana de roca e animados por movimentos verticais na mão do portador, isto é, o bailinho tal como a maioria das pessoas o conhece.


No entanto existe outro, trata-se do bailinho que surge nos arraiais típicos da ilha, onde se canta ao desafio e se dança em coreografias inventadas no momento. A este divertimento dá-se o nome de brinco. É cantado e dançado por todos, sem qualquer regra ou restrição. Não é necessário traje, pois basta querer para entrar na roda.

Eduardo Pereira descreve o ambiente no segundo volume do livro lhas de Zarqo da seguinte forma: “ao som da viola de arame do rajão ou da braguinha, o povo canta ao desafia em serões de aldeia, soalheiros e romarias, improvisando certames poéticos que evocam, o seu lirismo antigas cortes de amor e imitam as tenções palacianas reproduzidas nos cancioneiros e na tradição". O mote é dado pelo tocador. Depois vai passando de elemento para elemento até completar a roda e voltar ao ponto de partida. Cada mote consiste em dois versos de uma quadra. O que se segue deve responder de forma a completar a rima e o assunto.

O 'brinquinho' é um instrumento que e apenas utilizado no bailinho coreografado. Este bailinho surgiu há cerca de meio século, quando começaram a surgir os primeiros grupos folclóricos. A explosão do turismo também não foi alheia ao fenómeno da passagem dos bailinhos espontâneos dos arraiais, para os bailinhos coreografados dos grupos folclóricos. Hoje são estes que retractam as danças e cantares da ilha da Madeira. E assim vamos encontrar o 'bailinho das camacheiras' que adquire o nome pela freguesia em que teve origem: a Camacha.

É uma dança com movimento e muita vida em que as bailadeiras dão giros e saltos com grande rapidez. Há também quem lhe chame bailinho do oito, por ser dançado por quatro pares que formam um quadrado e bailo doido, devido à forma desenvolta com que se movimentam as bailadoras. A animar e a conferir o ritmo à dança, não falte o tradicional 'brinquinho’.



BlogBlogs.Com.Br

14 comentários:

  1. Que seriam das culturas se não tivesse os folclores para nunca deixa-los esquecer.

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post amiga Luísa! Não sabia que o instrumento se chamava "brinquinho". O vídeo completa muito bem o post.
    Grande abraço do amigo, Fernandez.

    ResponderEliminar
  3. Olá Luisa,

    Adorei este artigo. As cores das roupas das mulheres, este penteado que parece imitar um chapéu medieval, mas deve cansar dançar assim abaixadinho...

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Que maravilha!
    Isso sim é a verdadeira festa portuguesa, sim senhor!

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  5. Olá querida amiga Luísa,

    Parabéns pelo post.
    Amei!
    É muito bom conhecermos um pouco da cultura portuguesa através de suas lindas postagens.

    Carinhoso e fraterno abraço,
    lilian

    ResponderEliminar
  6. Interessante,bem diferente,algo que eu queria ver assim de perto.

    mas pelo menos tem a internet pra poder possibilitar esse meio sonho xD

    ResponderEliminar
  7. Aqui em Florianópolis já estiveram (e sempre vêm) grupos de Açores, mas da Madeira não me lembro.

    O que me prende, sempre que se apresentam aqui, ao ar livre, é o bailado conjugado às trovas e rimas. Isso tudo sem contar das lendas cantadas e interpretadas pelos arautos.

    Muito lindo!! Parabéns por valorizares tanto as Artes!!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Gostei de seu post, as tradições de
    um povo, precisamos disso no nosso meio, roupas, aspectos e caracteristicas que predominam uma região ou país. Excelente post.
    Ah e obrigado pelo comentário em meu post.
    Tenha um excelente sábado.
    Um grande abraço!!!

    ResponderEliminar
  9. Adorei este post.
    Mostra as tradições de um povo que realmente são fantásticas e lindas.

    ResponderEliminar
  10. boniteeeeeeenho!!!
    mas eu nunca tive a oportunidade de ver!!!

    ResponderEliminar
  11. Oi,
    Lu,
    Obrigada por nos trazer um pouco dessa cultura... Valeu! Gostaria de ver ao vivo e a cores uma apresentação dessas. Já tô cansada de trio elétrico e axe.. (rsrsrs) Beijão no seu coração, bom domingão e fica com Deus

    ResponderEliminar
  12. Oi, Luísa, gostaria muito de ver um video que mostre esta dança. Imagino que deva ser um bailado muito bonito.
    Parabéns pelo post.
    Um abaço
    João

    ResponderEliminar
  13. Ola Luísa,
    Eu em nome do Grupo de Folclore do Rochão, dou os parabéns por este lindo artigo, deixe-me referir que o video que inclui neste artigo é o Baile de Cócoras e não o Brinco d'oito (http://www.youtube.com/watch?v=1Au3vUNtcr4).
    Poderá visualizar o referido baile através da nossa página do youtube.com/gfrochao, filmando recentemente aquando da nossa deslocação a Londres.

    Com os melhores Cumprimentos,
    Délio Góis

    ResponderEliminar
  14. Olá Délio,

    Muito obrigada pelo comentário e pela correcção. Vou procurar o vídeo que indica e substituir este!

    Abraços, felicidades e sucesso para o Grupo de Folclore do Rochão.

    Luísa

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...