4 de maio de 2009

O Dragão Alado ou a Força Sexual


A imagem de dragões e serpentes aladas estão presentes em todas as tradições populares, nos contos e mitologias, e o seu simbolismo é quase idêntico em todas as culturas.


Estas histórias falam-nos de um dragão que raptou a bela princesa, inocente e pura, e a guarda ciosamente, prisioneira na torre mais alta e inacessível de um castelo. A pobre princesa chora e sofre pedindo ao Céu ou aos Deuses que lhe enviem um salvador. Mas, uma sucessão interminável de cavaleiros tentam libertá-la e vão sendo vencidos e despojados dos seus bens pelo terrível dragão, que acumula as riquezas roubadas nos subterrâneos do castelo. Mas um dia surge um cavaleiro mais nobre, mais belo e mais puro que todos os outros e este jovem príncipe privilegiado, bem armado e bem instruído, por algum sábio ou mago, consegue uma vitória sobre o dragão. E assim, liberta a princesa do seu cativeiro e trocam doces beijos e carinhos. O belo cavaleiro toma como prémio todas as riquezas acumuladas pelo dragão e finalmente, ambos montados sobre o enorme monstro, agora domado, voam pelo espaço e percorrem o mundo.

Regra geral, estas histórias são consideradas contos para crianças, mas na realidade estão carregadas de simbologia digna de ser interpretada e compreendida – algumas ordens Herméticas e Esotéricas, consideram-nas como iniciáticas. Mas, mesmo numa simples análise de símbolos temos: o dragão que simboliza a força sexual. O castelo não é mais que o corpo do homem. Prisioneira no castelo por uma força sexual mal controlada, suspira a princesa que é a alma. O cavaleiro é o Ego ou o espírito do homem. As armas do cavaleiro representam a capacidade espiritual: a vontade e o conhecimento para dominar e saber utilizar a força sexual. Uma vez dominado, o dragão torna-se um servidor do homem e serve-lhe de montada para viajar no espaço e atingir prazeres únicos. A cauda do dragão representa as forças subterrâneas, ou a incapacidade do homem dominar a sua força sexual, as asas do dragão significam a libertação, a compreensão e boa utilização dessa mesma força.

Existem muitas variantes desta aventura: na mitologia grega vemos o trio Tseu, Ariane e o Minotauro. Nas tradições judaico-cristãs o Dragão é assimilado pelo Diabo. Mas o significado da força sexual está presente em todas elas.

Foto: Salves.com.br
Consulta: Omraam Mikhael Aivanhov, edições Prosveta, 1982

4 comentários:

  1. É interessante notar que a maioria dos homens não conseguem dominar o seu dragão, passam a vida dominados por desejos que nunca estarão satisfeitos e deixam de apreciar a beleza da vida.
    humberto

    ResponderEliminar
  2. Saudações!
    Amiga LUÍSA
    Excelente Post!
    O Dragão alado realmente tem uma simbologia profunda, sempre integrou os estudos das grandes escolas de mistérios ao longo dos tempos.
    Também, representa a bestialidade humana que muitas vezes deixamos manifestar...
    Parabéns pelo belo texto!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderEliminar
  3. Li no Poder do Mito o Dragão como símbolo de egoísmo , pois apropria-se das riquezas e não se utiliza delas . Acho que esta visão está mais ligada a religião cristã .

    Abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...