11 Factos que deve saber acerca da Grande Muralha China
1 - Ela é visível da Lua?
Não. Isso é apenas uma lenda. Em certas condições ideais de visibilidade é possível vê-la através de uma estação orbital.
1 - Ela é visível da Lua?
Não. Isso é apenas uma lenda. Em certas condições ideais de visibilidade é possível vê-la através de uma estação orbital.
2 - É uma única muralha?
Não. Esta enorme estrutura foi construída ao longo de 2.000 anos por várias dinastias. É constituída por diversas muralhas interligadas. Um dos trechos mais populares entre os turistas chineses é Muralha de Badaling, próxima da cidade de Beijing, que está aberta ao público desde 1957.
Não. Esta enorme estrutura foi construída ao longo de 2.000 anos por várias dinastias. É constituída por diversas muralhas interligadas. Um dos trechos mais populares entre os turistas chineses é Muralha de Badaling, próxima da cidade de Beijing, que está aberta ao público desde 1957.
3 - É um antigo cemitério?
Relatos históricos informam que, pelo menos um milhão de escravos e os prisioneiros de guerra foram usados para construir a Grande Muralha. Durante a obra, milhares de pessoas morreram devido à fome, frio e doenças. Os corpos eram então enterrados nas fundações da Muralha evitando assim perdas de tempo a criar cemitérios e a transportar os corpos. Durante séculos, a Muralha foi conhecida como o cemitério mais longo no mundo. Segundo os historiadores, nalgumas partes desta Muralha, cada metro linear, custava a vida de três trabalhadores.
Relatos históricos informam que, pelo menos um milhão de escravos e os prisioneiros de guerra foram usados para construir a Grande Muralha. Durante a obra, milhares de pessoas morreram devido à fome, frio e doenças. Os corpos eram então enterrados nas fundações da Muralha evitando assim perdas de tempo a criar cemitérios e a transportar os corpos. Durante séculos, a Muralha foi conhecida como o cemitério mais longo no mundo. Segundo os historiadores, nalgumas partes desta Muralha, cada metro linear, custava a vida de três trabalhadores.
4 - Qual é o seu comprimento?
Os chineses chamam-lhe a Muralha dos 10.000 li (1 li é aproximadamente 530 metros). Deste modo, podemos calcular que ela se estendia por aproximadamente 6.450 quilómetros. Ela atravessava campos, florestas, desertos e montanhas.
Os chineses chamam-lhe a Muralha dos 10.000 li (1 li é aproximadamente 530 metros). Deste modo, podemos calcular que ela se estendia por aproximadamente 6.450 quilómetros. Ela atravessava campos, florestas, desertos e montanhas.
5 - A Muralha Cumpriu os seus objectivos?
Sim. Ela travou os ataques vindos de Norte até à altura em que o governo Chinês enfraqueceu devido a guerras internas. Aí a Mongólia e Manchúria, aproveitaram o vazio governamental Chinês e conseguiram atravessar a Grande Muralha.
Sim. Ela travou os ataques vindos de Norte até à altura em que o governo Chinês enfraqueceu devido a guerras internas. Aí a Mongólia e Manchúria, aproveitaram o vazio governamental Chinês e conseguiram atravessar a Grande Muralha.
6 - Esta estrutura é apenas uma Muralha?
Não. Ao longo da Muralha, a cada 300-500 metros foram construídas plataformas e torres de vigia que tinham diversas finalidades. Eram postos de observação, postos de batalha, depósitos de armas e pontos sinalização. Ao todo estima-se que tenham sido construídas mais de 10.000 torres.
Não. Ao longo da Muralha, a cada 300-500 metros foram construídas plataformas e torres de vigia que tinham diversas finalidades. Eram postos de observação, postos de batalha, depósitos de armas e pontos sinalização. Ao todo estima-se que tenham sido construídas mais de 10.000 torres.
7 - Uma grande estrada
Nos seus tempos áureos, a Grande Muralha foi também usada como estrada, por ali transitavam materiais, equipamentos, mercadorias e passageiros. Era um meio para pessoas e bens chegarem ao seu destino em segurança.
Nos seus tempos áureos, a Grande Muralha foi também usada como estrada, por ali transitavam materiais, equipamentos, mercadorias e passageiros. Era um meio para pessoas e bens chegarem ao seu destino em segurança.
8 - Que tipo de materiais foram usados na sua construção?
No inicio da sua construção foram usados essencialmente a terra, pedra, e madeira. A terra era compactada e reforçada com esteiras de fibras entrançadas. Perto de Beijing a Grande Muralha foi construída com blocos de calcário. Noutros locais foram usados, granito e tijolos cozidos. Nalgumas secções ocidentais foram usados basicamente a lama e barro, tornando esses trechos mais susceptíveis ao desgaste, erosão e destruição ao longo do tempo. A parte Muralha que está melhor conservada, e que pode ser vista até hoje foi construída durante a dinastia Ming. Aqui foram usados materiais mais resistentes e, os lados e topo da Muralha foram revestidos a pedra.
No inicio da sua construção foram usados essencialmente a terra, pedra, e madeira. A terra era compactada e reforçada com esteiras de fibras entrançadas. Perto de Beijing a Grande Muralha foi construída com blocos de calcário. Noutros locais foram usados, granito e tijolos cozidos. Nalgumas secções ocidentais foram usados basicamente a lama e barro, tornando esses trechos mais susceptíveis ao desgaste, erosão e destruição ao longo do tempo. A parte Muralha que está melhor conservada, e que pode ser vista até hoje foi construída durante a dinastia Ming. Aqui foram usados materiais mais resistentes e, os lados e topo da Muralha foram revestidos a pedra.
9 - O que resta dela?
No início de 2004, num relatório oficial, verificou-se que, só um terço dos 6.450 quilómetros originais existiam enquanto muralha. Tudo o resto são ruínas e, a cada ano que passa, o seu comprimento fica menor. É notória e preocupante falta de conservação deste monumento. Em 1950 o líder de chinês Mao Zedong incitou a população a "permitir que o passado servisse o presente", e, os agricultores foram aconselhados a demolir partes da Muralha para usar os tijolos e pedras na construção das suas casas, chiqueiros e muros.
No início de 2004, num relatório oficial, verificou-se que, só um terço dos 6.450 quilómetros originais existiam enquanto muralha. Tudo o resto são ruínas e, a cada ano que passa, o seu comprimento fica menor. É notória e preocupante falta de conservação deste monumento. Em 1950 o líder de chinês Mao Zedong incitou a população a "permitir que o passado servisse o presente", e, os agricultores foram aconselhados a demolir partes da Muralha para usar os tijolos e pedras na construção das suas casas, chiqueiros e muros.
10 - A lenda de Meng Jiangnu
Segundo a lenda, Meng teria feito um casaco para proteger o seu marido do frio do Norte, enquanto aquele trabalhava na construção da Grande Muralha. Algum tempo mais tarde ela descobriu que ele tinha morrido e que fora enterrado debaixo dela. Triste e amargurada, Meng chorou tanto que os céus se condoeram e abateram a parte da muralha onde o corpo do seu marido estava, para que ela pudesse dar-lhe um enterro decente. Ela reconheceu-o pelo casaco e levou-o para a aldeia, onde realizou então a cerimónia fúnebre. Logo após o enterro, Meng suicidou-se e assim ficou para sempre junto ao seu amado. Foi erguido um templo em Shanghaiguan, em honra de Meng Jiangnu. Ao que parece a lenda surgiu durante a dinastia Tang.
Segundo a lenda, Meng teria feito um casaco para proteger o seu marido do frio do Norte, enquanto aquele trabalhava na construção da Grande Muralha. Algum tempo mais tarde ela descobriu que ele tinha morrido e que fora enterrado debaixo dela. Triste e amargurada, Meng chorou tanto que os céus se condoeram e abateram a parte da muralha onde o corpo do seu marido estava, para que ela pudesse dar-lhe um enterro decente. Ela reconheceu-o pelo casaco e levou-o para a aldeia, onde realizou então a cerimónia fúnebre. Logo após o enterro, Meng suicidou-se e assim ficou para sempre junto ao seu amado. Foi erguido um templo em Shanghaiguan, em honra de Meng Jiangnu. Ao que parece a lenda surgiu durante a dinastia Tang.
11 - Alguém já saltou sobre ela?
Em 2005, Danny Way, californiano, voou por cima da Grande Muralha num skate, tornando-se a primeira pessoa a cruzá-la sem auxílio de um motor. Ele repetiu o salto cinco vezes que foi assistido por vários individualidades e funcionários chineses. Dois anos antes, Wang Jiaxiong da província Shaanxi, no noroeste da China, morreu ao tentar cruzar a muralha de bicicleta, servindo-se de uma rampa.
Fonte: Virgin Vacations
Em 2005, Danny Way, californiano, voou por cima da Grande Muralha num skate, tornando-se a primeira pessoa a cruzá-la sem auxílio de um motor. Ele repetiu o salto cinco vezes que foi assistido por vários individualidades e funcionários chineses. Dois anos antes, Wang Jiaxiong da província Shaanxi, no noroeste da China, morreu ao tentar cruzar a muralha de bicicleta, servindo-se de uma rampa.
Fonte: Virgin Vacations
Sem comentários:
Enviar um comentário