14 de junho de 2009
12 de junho de 2009
Numerologia - TRÊS (3)
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Numerologia
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Número 3
Criatividade pessoal
Acção
Poder de persuasão
Iniciativa
Prestação de serviço
Simbolicamente o número TRÊS é a soma do UM com o DOIS, e é também o resultado harmonioso do efeito da união do UM sobre o aspecto da dualidade do DOIS. O acto criativo resolve o conflito da dualidade visto que o UM indica o “ser” e o DOIS representa o “ser ou não ser”, o número TRÊS vem caracterizar o “fazer”, quer se trate de criatividade pessoal, de acção, de iniciativa ou de prestação de serviço.
Numerologia - DOIS (2)
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Numerologia
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Número 2
Dualidade
Sentimentos
Carinho
Um/Outro – desequilíbrio
A mente consciente
O número DOIS engloba o dilema de Hamlet: “Ser ou não Ser?”. Este número representa a dualidade, o reconhecimento de que tudo o que existe tem um oposto. Diz respeito aos sentimentos, ao carinho e à mente consciente, não ao intelecto. A mente consciente oscila entre duas opções: deverei ou não deverei?
Numerologia - UM (1)
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Numerologia
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Número 1
Ser
Ego
Liderança
Recursos pessoais
Identidade pessoal
O número UM simboliza a essência do ser e o ego da pessoa. A força ou vibração do UM no nome indica a força da consciência que a pessoa tem da sua própria identidade e as suas qualidades de liderança. Se o UM estiver ausente do nome, tem-se uma clara percepção de que o ego desempenha um importante papel na avaliação não consciente da sua própria identidade.
11 de junho de 2009
O Vale de Jiuzhaigou
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No sudoeste da China na província de Sichuan existe uma reserva natural chamada Vale Jiuzhaigou, que em chinês significa Vale das Nove Vilas. Este lugar é conhecido pela riqueza da sua flora e lagos que, exuberantes, formam diversas quedas de água e pequenos lagos coloridos numa beleza paradisíaca. Este belíssimo parque foi declarado Património da Humanidade, pela UNESCO em 1992. O vale surge na base da parte meridional do fim da Cordilheira Minshan e situa-se a 330 quilómetros de Chengdu, a capital de Sichuan, com mais de 11 milhões de habitantes.
9 de junho de 2009
Uma Estranha Forma de Arte - Cartas de Jogar
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Antes de ontem viajava pela NET, à procura de fotografias de moinhos para fazer um artigo sobre o assunto quando, subitamente, me deparei com a fotografia de um, enfeitado como se fosse um casino: cartas de jogar, panos verdes com marcações e até a roda do moinho (trata-se de um moinho de água) era tal e qual uma mesa de roleta!
7 de junho de 2009
3 de junho de 2009
Os Legião Urbana - Banda Brasileira
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Música
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Desde há pouco mais de dois meses que convivo, quase diariamente, com alguns irmãos brasileiros, facto que, para além de momentos de prazer, me tem alargado os horizontes culturais. Aos poucos apercebo-me de algumas realidades, nem sempre agradáveis, e que caracterizam aquele país enorme. De uma maneira geral, o que do Brasil chega até nós são as telenovelas – aliás, muito pouco fiéis à realidade - o futebol, o Carnaval e claro o samba. Mas a música brasileira é muito mais diversificada do que o samba do Carnaval, o romantismo de Roberto Carlos ou a qualidade de Chico Buarque.
2 de junho de 2009
1 de junho de 2009
30 de maio de 2009
29 de maio de 2009
O Milagre da Maquilhagem
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Outros Textos
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A arte da caracterização e da maquilhagem é um elemento fundamental em qualquer produção de teatro, cinema, TV e publicidade. Além de actuar como recurso de beleza, as técnicas de maquilhagem são responsáveis pela transformação estética dos actores, cantores e modelos.
Quando convidados para fazer a maquilhagem de uma peça de teatro, o primeiro passo são, recolher a informação do encenador a respeito do texto, características físicas e traços típicos dos personagens. Devemos assistir ao ensaio corrido da peça e após esta etapa, chegar a conclusões com o encenador, que orienta sobre a linha que será dada ao estilo de caracterização. A partir de então, temos as primeiras impressões sobre os toques, pincéis e cores que se irá utilizar para "vestir"os personagens.
Temos de procurar identificar o personagem e suas referências designadas pelo encenador. Após os estudos é importante um primeiro ensaio, onde o caracterizador já terá uma ideia de como será o personagem. Neste momento visualizamos os figurinos para sentirmos que estará de acordo com a maquilhagem. O actor coloca também a sua emoção, no entanto sem interferir, Ele espera pelo resultado e a partir daí, trabalhamos juntos.
Temos de destacar a importância do trabalho em equipa: o actor deve sentir-se confortável e em total sintonia com a caracterização, precisamos da emoção dele para finalizar a maquilhagem.
Não adianta fazer uma caracterização se não tivermos os figurinos do guarda-roupa, e só assim partirmos para a definição da maquilhagem, aprovado pelo encenador. Mesmo assim só no ensaio, com a utilização das luzes e cenário, é que se verifica o efeito da caracterização e o conforto do actor, que só depois de tudo isto está pronto para contracenar. O actor vestido com o guarda-roupa e maquilhado sente o poder do personagem e está pronto para o palco.
A distância entre a plateia e o palco geralmente prejudica a visão de nossas expressões faciais. Numa representação, a expressão é importantíssima, como forma de "passar" os sentimentos ao espectador. A maquilhagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino (vestimentas). É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade.
A intenção da maquilhagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressão. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo, caído) existe uma maquilhagem diferente.
Ainda assim, o caracterizador deve seguir o desenrolar do trabalho, após a estreia, devemos acompanhar e supervisionar a maquilhagem. É preciso ver se está sendo feito pelos actores, principalmente quando a caracterização é muito técnica. Por exemplo, no Traquinas, haverá necessidade de se ter um caracterizador a acompanhar os espectáculos.
Texto de São Gonçalves em Contigo Teatro
Quando convidados para fazer a maquilhagem de uma peça de teatro, o primeiro passo são, recolher a informação do encenador a respeito do texto, características físicas e traços típicos dos personagens. Devemos assistir ao ensaio corrido da peça e após esta etapa, chegar a conclusões com o encenador, que orienta sobre a linha que será dada ao estilo de caracterização. A partir de então, temos as primeiras impressões sobre os toques, pincéis e cores que se irá utilizar para "vestir"os personagens.
Temos de procurar identificar o personagem e suas referências designadas pelo encenador. Após os estudos é importante um primeiro ensaio, onde o caracterizador já terá uma ideia de como será o personagem. Neste momento visualizamos os figurinos para sentirmos que estará de acordo com a maquilhagem. O actor coloca também a sua emoção, no entanto sem interferir, Ele espera pelo resultado e a partir daí, trabalhamos juntos.
Temos de destacar a importância do trabalho em equipa: o actor deve sentir-se confortável e em total sintonia com a caracterização, precisamos da emoção dele para finalizar a maquilhagem.
Não adianta fazer uma caracterização se não tivermos os figurinos do guarda-roupa, e só assim partirmos para a definição da maquilhagem, aprovado pelo encenador. Mesmo assim só no ensaio, com a utilização das luzes e cenário, é que se verifica o efeito da caracterização e o conforto do actor, que só depois de tudo isto está pronto para contracenar. O actor vestido com o guarda-roupa e maquilhado sente o poder do personagem e está pronto para o palco.
A distância entre a plateia e o palco geralmente prejudica a visão de nossas expressões faciais. Numa representação, a expressão é importantíssima, como forma de "passar" os sentimentos ao espectador. A maquilhagem de palco existe para isso e também para outros casos, quando pode chegar até a fazer parte do figurino (vestimentas). É importante, além de aprender, utilizar material de qualidade.
A intenção da maquilhagem de palco é abrir os olhos e realçar a expressão. Por isso, para cada tipo de olho (puxado, amendoado, redondo, caído) existe uma maquilhagem diferente.
Ainda assim, o caracterizador deve seguir o desenrolar do trabalho, após a estreia, devemos acompanhar e supervisionar a maquilhagem. É preciso ver se está sendo feito pelos actores, principalmente quando a caracterização é muito técnica. Por exemplo, no Traquinas, haverá necessidade de se ter um caracterizador a acompanhar os espectáculos.
Texto de São Gonçalves em Contigo Teatro
Veja como a maquilhagem pode transformar uma pessoa nas mais variadas personagens!
Fotos: Estas fotografias foram retiradas de diversos blogs e sites na Internet e não faziam referencia ao seu autor. Se eventualmente for o autor de alguma delas, por favor entre em contacto comigo para a mesma ser retirada, ou ser-lhe atribuída uma autoria.
Steve McCurry
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Fotografia
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28 de maio de 2009
O que é a Numerologia?
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Numerologia
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Introdução
Como já referi no artigo anterior, a escola pitagórica era conservadora e regida por códigos de conduta muito estreitos. Supõe-se que os seguidores de Pitágoras eram vegetarianos uma vez que a metempsicose, ou transmigração das almas, era uma das suas crenças. Para eles a alma era de origem divina enquanto o corpo era matéria degradável, o túmulo da alma, uma habitação temporária das faltas cometidas noutras vidas.
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