26 de janeiro de 2011

Numerologia - Os Diagramas de Nome

4 comentários
Os Diagramas de Nome

     Um nome pode e deve ser visto na sua totalidade, mas agora veremos as suas partes primeiro. Vamos explicar como se vêem as várias partes do nome e descrever o que se pode fazer para juntá-las umas às outras. Todos os nomes ilustrados com um diagrama são apresentados em itálico.
 
     O diagrama de nome para Norrnan Mortimer Shine, mostra como se deve proceder à análise. Primeiro devemos olhar para os números como fontes de energia. Desenha-se um círculo à volta de um número cada vez que ele aparece no nome. É aqui que podemos fazer uma avaliação preliminar dos pontos fortes e dos pontos fracos do nome. Podemos ver os números que dominam, os números subordinados e os ausentes do diagrama.
 
     Nesta fase, não pense no que está ausente, concentre-se apenas na energia que está presente. Os números com círculos são fontes de energia usada com maior ou menor consciência, consoante a frequência do número no nome.

Rick Astley - 'Never Gonna Give You Up'

0 comentários

15 de janeiro de 2011

Efeitos de Fumo no Photoshop

1 comentários
Fumo

Longe de ti são ermos os caminhos,
Longe de ti não há luar nem rosas,
Longe de ti há noites silenciosas,
Há dias sem calor, beirais sem ninhos!

Meus olhos são dois velhos pobrezinhos
Perdidos pelas noites invernosas…
Abertos, sonham mãos cariciosas,
Tuas mãos doces, plenas de carinhos!

Os dias são Outonos: choram… choram…
Há crisântemos roxos que descoram…
Há murmúrios dolentes de segredos…

10 de janeiro de 2011

Numerologia - Converter Letras em Números

6 comentários
       Os sistemas de numerologia dos Egípcios e Chineses antigos podiam ser altamente sofisticados, mas não estavam ligados a alfabetos. O sistema hindu está ligado ao sânscrito, mas dada a complexidade desta língua, não iremos considerá-la neste livro.
       O sistema de numerologia usado pelos Hebreus antigos baseava-se na sequência alfabética hebraica: Aleph (A, 1); Beth (B, 2); Gimel (G, 3); Daleth (D, 4), etc.
       O sistema ainda hoje é usado por cabalistas e, em geral, na leitura de cartas Tarot. E preciso notar que, contudo, os Hebreus usavam as correspondências semanais, planetárias e numerológicas dos Hindus. No entanto, isto só cobre a sequência de números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
       O filósofo e matemático Pitágoras era pragmático e lógico e desenvolveu um sistema baseado no alfabeto grego. Podemos verificar semelhanças evidentes entre os sistemas hebreu e grego, uma vez que: Alfa (A, 1); Beta (B, 2); Gama (G, 3); Delta (D, 4), etc.

5 de janeiro de 2011

Breve História do Preservativo

8 comentários

Jovens deste país, eu sei que a paixão é inimiga da calma e serenidade, mas façam um esforço. Usar preservativo é preciso! É urgente. Tem que se usar sempre, mesmo que a relação sexual seja com a(o) namoradinha(o), ou algum longo amor que já dura há dois meses. Se o fizerem estão não só a prevenir doenças que poderão ser muito graves, como a SIDA, mas também pequenas maleitas extremamente incomodativas e irritantes, além, claro, de uma gravidez indesejada. Portanto não tenham medo nem vergonha, eles estão nos centros de saúde à borla, é só ir lá buscar. Ninguém vai fazer juízos sobre o vosso pedido, ou pedir explicações.

Breve História do Papel

0 comentários

A Floresta tem uma importância fundamental para a Indústria do Papel. O abate descontrolado das florestas, tem causado distúrbios catastróficos no meio ambiente, reduzindo consideravelmente espécies animais e vegetais. Esperemos que as indústrias responsáveis pelo fabrico do papel e os nossos governantes tomem consciência deste facto e adoptem as medidas necessárias à preservação da natureza.

Breve História da Fotografia

0 comentários

A primeira pessoa no mundo a tirar uma verdadeira fotografia - se a entendermos como uma imagem inalterável, produzida pela acção directa da luz - foi o francês Joseph Nicéphore Niepce, em 1826. Ele conseguiu reproduzir, após dez anos de experiências, a vista descortinada da janela do sótão de sua casa, em Chalons-sur-Saône. Por volta de 1822, Niepce já trabalhara com um verniz de alfalto (betume da Judéia), aplicado sobre vidro, além de uma mistura de óleos destinada a fixar a imagem. Com esses materiais, obteve a fotografia das construções vistas da janela de sua sala de trabalho - após uma exposição de oito horas. Contudo aquele sistema heliográfico era inadequado para a fotografia comum e a descoberta decisiva seria feita por um homem muito mais cosmopolita: Louis Daguerre.

Breve História do Jornal

0 comentários

Os meios de comunicação social estão de tal modo enraizados nas nossas vidas, que nem damos pela sua existência. A informação entra tão naturalmente na nossa casa, no nosso trabalho, nas nossas férias e até nos nossos momentos mais privados, que é quase absurdo pararmos para pensar o que seria do mundo sem jornais, revistas, panfletos, sites, blogues, grupos sociais, grupos de amigos, televisão ou rádio.

O Jogo de Xadrez – Regras

2 comentários
Objectivo
O xadrez é um jogo de estratégia cujo objectivo é cercar, imobilizar ou atacar o rei do exército adversário de forma que aquele não tenha hipótese de fuga, ou seja, não lhe seja permitida mais nenhuma jogada. De notar que o rei nunca é efectivamente capturado, apenas completamente imobilizado. A esta imobilização dá-se o nome de xeque-mate e esta jogada define o vencedor da partida.

O Jogo de Xadrez - Origens

0 comentários
As origens do Xadrez: A chaturanga e a petteia
Não existem documentos que nos permitem dizer com exactidão o aparecimento do Xadrez, mas todos os estudos realizados e investigados, coincidem que a sua localização geográfica deverá se situar na Índia, mais concretamente na zona de Cachemira.

O poeta Firdusi diz claramente que a origem do xadrez é indiana, e no seu livro “Livro dos Reis”, finais do Séc. X, escreve sobre uma antiga lenda indiana, em que, segundo essa lenda, o Xadrez foi inventado devido a uma sangrenta guerra de sucessão entre dois irmãos, que terminou com a morte de um deles, e de que um conselho de sábios decidiu reproduzir a batalha sobre um pavimento revestido de peças de madeira e marfim.

A Longa Caminhada do Homo Erectus

1 comentários
Foto: Homo Habilis
Os homens partem à descoberta do mundo

Há pouco menos de um milhão de anos que os homens Pré-Históricos começaram a explorar a Terra. Vindos da África Oriental, o berço da Humanidade, dirigiram-se inicialmente para a Europa e para o Sudoeste da Ásia.

Mesmo antes do Homo Erectus, há cerca de 1.7 milhões de anos, os seus antepassados devem tê-lo precedido nesta aventura, pois foram descobertos em Espanha, França, Itália e Rússia utensílios que datam aproximadamente entre um e dois milhões de anos. Os historiadores e arqueólogos não encontraram ainda ossadas que lhes permitam concluir que antepassado se trata.

O Utensílo de Pedra na Pré-História

0 comentários
Pré-história, homem a fabricar utensílios de pedra

No decurso da escavações levadas a cabo no Rift Valley etíope, entre 1970 e 1980, os arqueólogos e historiadores descobriram calhaus lavrados com 2.9 a 2.4 milhões de anos. Estes são os mais antigos utensílios conhecidos até hoje.

Física aplicada em Patinagem Artística

0 comentários
Dançar deixa-me leve e livre, como se um rodopio me elevasse no ar e transportasse até às nuvens. Eu gosto muito de dançar. Não no rebuliço de uma discoteca, mas à minha maneira, com a minha própria música.

A patinagem artística é uma das disciplinas que não dispenso nos Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial. A execução dos passos nesta modalidade sempre me fascinou, particularmente pela rapidez e velocidades adquiridas. Você sabia que os movimentos constantes que os patinadores fazem com os braços, não estão relacionados com a coreografia, mas com a necessidade de aumentar ou diminuir a rotação e a velocidade?

Matemática, Geometria e o Mundo Natural

0 comentários
Uma das primeiras características geométricas com que deparamos quando procuramos detectá-las na Natureza é, porventura, a simetria. Encontramo-la com facilidade, nomeadamente no seio do mundo animal. Quando, por exemplo, olhamos de frente para uma coruja, fitando-a nos olhos, estamos perante um exemplo de simetria bilateral relativamente a um eixo vertical imaginário que, passando pelo bico da ave, divide a sua cabeça em duas metades simétricas; o mesmo sucede quando olhamos de cima para o corpo de um insecto e verificamos que a sua metade esquerda é como que uma imagem espelhada da metade direita.

Há no entanto excepções, como é o caso de uma espécie de caranguejos terrestres, os caranguejos-violinistas, cujos machos apresentam como adaptação uma das tenazes desmesuradamente maior que a outra. Mas existem também diferentes formas de simetria, como sejam a radial, presente nos frutos de dentes-de-leão, ou a pentagonal, bastante comum entre as plantas, embora relativamente rara entre os animais, ressalvando-se, naturalmente, exemplos como a conhecida estrela-do-mar.

Como funciona o cérebro

0 comentários
Hemisférios do cérebro: esquerdo e direito

O cérebro é dividido em duas partes ou hemisférios. Eles são quase idênticos, cada um controla e reage às mensagens emitidas pelo lado oposto do corpo. Assim, quando acenamos com a mão direita, é o hemisfério esquerdo que controla este movimento, e vice-versa.

Cada um dos hemisférios é capaz de fazer quase tudo o que o outro pode fazer; mas cada um deles também tem aptidões ou habilidades muito específicas – quando nos encontramos perante determinada tarefa, o hemisfério do cérebro que é mais habilidoso para essa tarefa específica, assume o controle automaticamente.

Sismos

0 comentários
Terramotos ou Sismos?

Na Antiguidade, os terramotos eram considerados castigos dos deuses; ainda hoje, muita gente os vê como caprichos da natureza. No entanto, os terramotos constituem um fenómeno absolutamente natural e frequente. Enquanto lês este texto, provavelmente estão a ocorrer dezenas de sismos em diferentes lugares do planeta: em média, dão-se 150 por hora, 3.600 por dia e 1.300.000 por ano.

Poeira das Estrelas

0 comentários
Nebulosa do Caranguejo – Remanescente da Supernova registada por astrónomos chineses em 1054 d.c. A Taxa de expansão é de 1500 Km por segundo. Em seu centro existe um pulsar (estrela de Neutrões) girando trinta vezes por segundo. Foto Hubble/NASA.

As Ursas que Zeus pôs nos Céus

0 comentários
Ursa Maior

Não há constelação mais conhecida e de mais fácil localização que a Ursa Maior. E também não há constelação mais útil à orientação nos céus da Primavera.

Paulo Gonzo - 'Certos Caprichos Da Lua'

2 comentários

4 de janeiro de 2011

Egipto - Introdução

1 comentários

Ao longo da história da Humanidade, a civilização egípcia conta-se entre as que se prolongaram por mais tempo. Durante cerca de três mil anos, trinta famílias - ou dinastias - governaram o país, tendo reinado, ao todo, mais de duzentos faraós, que se foram sucedendo uns aos outros.

Mesopotâmia - A Primeira Escrita

0 comentários

A escrita cuneiforme
O primeiro sistema de escrita nasceu na Suméria, região da Baixa Mesopotâmia, por volta d 3200 a.C., em virtude dos comerciantes terem necessidade de controlar as trocas de produtos e conservarem um registo dessas operações. Aos poucos, a escrita foi reunindo todas as palavras da língua suméria, o que permitia codificar as ideias nela contidas.

Dá-se o nome de cuneiforme à escrita suméria, visto os seus caracteres, à medida que a escrita se ia simplificando, adquirirem a forma de 'cunha'.

Um antepassado africano do Homem – LUCY

1 comentários

“Há cerca de trinta ou trinta e um mil séculos, uma criança passeia-se, caminhando à beira de um rio actualmente desaparecido, na África ocidental, no Afar etíope, a cerca de duzentos quilómetros do actual mar Vermelho. Há cerca de trinta ou trinta e um mil séculos, esta criatura, uma rapariga, é arrastada pelas cheias desse rio.”

3 de janeiro de 2011

Mesopotâmia - O Respeito pelos Deuses

0 comentários
Os mesopotâmios acreditavam num mundo invisível e sobrenatural que governava a sua vida. Este "Reino das Alturas" era habitado por centenas de deuses semelhantes aos homens que viviam "na Terra". Tal como os seres humanos, também os deuses tinham qualidades e defeitos, no entanto possuíam uma força extraordinária, grande beleza e eram imortais.

Todos os deuses são iguais?
Nem todos os deuses tinham a mesma força, Enlil, o deus supremo, comandava todas as coisas. Senhor do Ar, das Tempestades, dos Raios e Trovões, era considerado a ligação entre o Céu e a Terra.

2 de janeiro de 2011

Mesopotâmia – Cidade de Babilónia

2 comentários

A Mesopotâmia – Cidade de Babilónia

Construída nas margens do Eufrates, a cidade da Babilónia tornou-se, por volta de 1800 a.C., a capital do império de Hamurábi. No século VI a.C., no reinado de Nabucodonosor II, nenhuma cidade do Oriente se comparava à sua riqueza, à sua beleza e prestígio religioso.

Mesopotâmia - Terra entre Rios

1 comentários
"O rio é uma pessoa. Tem nome. Este nome é muito velho porque o rio, ainda que sempre morra e renasça, é muito antigo.

Existia antes dos homens e antes da aves. Desde que os homens nasceram, amaram os rios e tão logo souberam falar lhes deram nomes."

Rémy de Gourmont

Mesopotâmia – A terra entre rios
Em grego “Mesopotâmia” significa “terra entre rios”. Na verdade, esta palavra designa uma região que se estende para lá dos rios Tigre e Eufrates: um triângulo delimitado pelo estuário destes rios, pela cidade de Alepo e pelo lago Rezaye. Esta região corresponde ao actual Iraque.

Cartoons por António

0 comentários
António Moreira Antunes, ou simplesmente António, é um cartoonista e caricaturista português, nascido em Vila Franca de Xira a 12 de Abril de 1953. Formou-se em pintura na Escola António Arroio e posteriormente frequentou a Escola Superior de Belas Artes.

É do consenso geral que António é um dos melhores caricaturistas nacionais, considerado por muitos como o melhor caricaturista político português das últimas décadas. A sua carreira inicia-se aos 21 anos quando opta pela comunicação de massas, que o fascina.

Mesopotâmia - Introdução

0 comentários
A Mesopotâmia - Introdução

A história da antiga Mesopotâmia é longa e atribulada. Ao longo dos tempos, muitos foram os povos que se digladiaram a fim de se instalarem nestas terras férteis. A maior parte deles vinha do deserto da Síria e falavam línguas muito semelhantes.

A história começa na Suméria
Durante o 3º milénio a. C., a Mesopotâmia foi ocupada por dois povos: os Sumérios e os Acádios. Os Sumérios, que viviam a Sul, junto ao Golfo Pérsico, falavam uma língua que não se assemelhava a nenhuma outra até então conhecida. Foram eles que inventaram a escrita, por volta do ano 3.200 a.C., tendo dividido a região por cidades, cada uma delas governadas por um rei. Em 2.300 a.C., os Acádios, seus vizinhos do Norte, conquistaram a Suméria e fundaram um vasto império.

Quino e a Mafalda

2 comentários
Quino - Breve apresentação

O verdadeiro nome de Quino é Joaquin Salvador Lavado. Nasceu em Mendoza, Argentina, a 17 de Julho de 1932. O seu humor foi definido de “ingénuo e atroz”. Os seus desenhos são essenciais e meticulosos. O Seu traço é fino e preciso, os seus trabalhos estão realizados com uma incrível paciência. Quino desenha só em preto e branco “creio que por isso vejo o mundo ás riscas”, costuma dizer, mas isso é apenas uma escolha interior como muitas outras que podem descrever o modo de ser de um desenhador.

Quino fala do seu trabalho como “uma profissão” apesar de os críticos, quando falam de sua criatura mas conhecida, não terem nenhum problema em citar nomes como Freud, Laing, Fromm, Marcuse ou Reich.

Na realidade, ainda que tenha nascido num dos países mais psicoanalizados do mundo, Quino não parece ser um dos que frequenta ou pensa frequentar psicólogos. Faz uma vida muito normal, preparando os seus trabalhos e aproveitando algumas ocasiões “mundanas” graças à sua notoriedade.

Está casado desde 1960 com Alicia Colombo, doutorada em química. Divide o seu tempo entre o seu país de origem e Europa. Espanha em particular. Viaja muito e é uma pessoa com curiosidade por tudo, teatro, cinema e literatura.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...